Ações e propostas do governo Zema em Minas Gerais para a Educação Especial
Conteúdo do artigo principal
Resumo
As ações com/para a educação devem ser pensadas como campo de disputa, no qual, os contextos social, econômico e político são relevantes. É nessa seara que o artigo busca examinar as ações propostas para a Educação Especial advindas de um governo pautado na lógica gerencial e com princípios da Nova Gestão Pública (NGP). Este trabalho objetiva compreender como o debate da Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva, se apresenta nos planos de governo de Romeu Zema (Novo-MG) e quais ações foram realizadas durante a sua gestão. Para tal, mapearam-se os planos governamentais; identificaram-se as ações políticas dessa gestão; e analisaram-se as ações implementadas concernentes a essa modalidade. Observou-se uma ausência desta temática nas produções acadêmicas e científicas, além da omissão nos planos de governo. Foram identificadas ações que fortalecem a terceirização de responsabilidades e reforço da perspectiva da formação para o capital humano e da lógica de integração.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
AGÊNCIA MINAS. Unimontes passa a contar com professores auxiliares para a educação especial. 2022a. Disponível em: https://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/unimontes-passa-a-contar-com-professores-auxiliares-para-a-educacao-especial. Acesso em: 08 dez. 2023.
AGÊNCIA MINAS. Educação Especial da rede estadual de ensino forma novas turmas de cursos profissionalizantes em Minas. 2022b. Disponível em: https://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/educacao-especial-da-rede-estadual-de-ensino-forma-novas-turmas-de-cursos-profissionalizantes-em-minas. Acesso em: 08 dez. 2023.
AGÊNCIA MINAS. Mês de abril tem datas importantes para a educação de surdos. 2019. Disponível em: https://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/mes-de-abril-tem-datas-importantes-para-a-educacao-de-surdos. Acesso em: 08 dez. 2023.
AGÊNCIA MINAS. Servidores da rede estadual iniciam Trilhas de Futuro Educadores na Universidade Federal de Lavras. 2022c. Disponível em: https://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/servidores-da-rede-estadual-iniciam-trilhas-de-futuro-educadores-na-universidade-federal-de-lavras. Acesso em: 08 dez. 2023.
AGÊNCIA MINAS. Abertas inscrições para curso sobre direitos das pessoas com deficiência. 2023a. Disponível em: https://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/psicologos-e-assistentes-sociais-da-rede-estadual-participam-de-curso-sobre-educacao-democratica-e-inclusiva. Acesso em: 08 dez. 2023.
AGÊNCIA MINAS. Abertas inscrições para curso sobre direitos das pessoas com deficiência. 2023b. Disponível em: https://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/abertas-inscricoes-para-curso-sobre-direitos-das-pessoas-com-deficiencia. Acesso em: 08 dez. 2023.
AGÊNCIA MINAS. Governo de Minas lança Programa Mineiro de Acessibilidade, Inclusão e Saúde. 2023c. Disponível em: https://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/governo-de-minas-lanca-programa-mineiro-de-acessibilidade-inclusao-e-saude. Acesso em: 08 dez. 2023.
AYER, F. Anastasia critica Zema por declaração sobre pessoas com deficiência; adversário rebate. 2018. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2018/10/14/interna_politica,997088/anastasia-critica-zema-por-declaracao-sobre-pessoas-com-deficiencia-a.shtml. Acesso em: 26 nov. 2023.
BALL, S. J. What is policy? Texts, trajectories and toolboxes. The Australian Journal of Education Studies, v. 13, n. 2, p. 10-17, 1993. DOI: http://dx.doi.org/10.1080/0159630930130203. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/0159630930130203. Acesso em: 12 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.1080/0159630930130203
BORGES, A. A. P.; CAMPOS, R. H. da F.; SILVA, P. V. R. Três fases da educação especial em Minas Gerais: um resgate iconográfico. 1. ed. - Belo Horizonte: UFMG/FaE, 249 p., 2020. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1lb3AnX7kMImic8t2_PDdCdrY4yfzdmLa/view?usp=sharing. Acesso em: 13 dez. 2023.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 08 dez. 2023.
BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Plano Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva – PNEEPEI/MEC. Brasília: Secretaria de Educação Especial, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 26 nov. 2023.
BRASIL. Decreto Nº 10.502, de 30 de setembro de 2020. Institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. Brasília: Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/decreto/D10502.htm. Acesso em: 26 mar. 2023.
CELLARD, André. Análise documental. In: POUPART, Jean et. al. (Orgs.). A Pesquisa qualitativa–enfoques epistemológicos e metodológicos. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.
DYE, T. D. Understanding Public Policy. Englewood Cliffs, N.J.: PrenticeHall. 1984.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
GOUVEIA, Andréa Barbosa. Partidos políticos e trajetórias da política educacional municipal: um estudo sobre a administração do PFL em Curitiba e do PT em Londrina (2001-2004). 2008. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
INEP. Estatísticas Censo Escolar. 2023. INEP Data. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/inep-data/estatisticas-censo-escolar. Acesso em: 01 mar. 2024.
JANUZZI, Gilberta. Algumas concepções de educação do deficiente. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 25, n. 3, 2004.
MINAS GERAIS (MG). UNIMONTES. Edital Nº 02/2023 - Discentes - UAB/CEAD/UNIMONTES. Processo de seleção para os cursos de especialização da UNIMONTES – Modalidade Educação a Distância – Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). UNIMONTES: Governo de Minas Gerais, Montes Claros, 2 ago. 2023. Disponível em: https://www.ead.unimontes.br/sistemas/selecao-geral/public/storage/files/47/xFKnRbEzV8exGBzy6pjlX9H9CSxFh1assT510M2k.pdf. Acesso em: 26 nov. 2023.
NOVO. LIBERDADE AINDA QUE TARDIA - Plano de Governo - Romeu Zema. 2018. Partido Novo. Disponível em: http://estaticog1.globo.com/2018/11/promessas/Minas_Gerais_Zema.pdf. Acesso em: 25 nov. 2023
NOVO. Partido Novo - Termo de Compromisso Partidário e Atuação Legislativa. s.d. Partido Novo. Disponível em: https://novo.org.br/wp-content/uploads/2022/04/TERMO-DE-COMPROMISSO-PARTIDA%CC%81RIO-E-ATUAC%CC%A7A%CC%83O-LEGISLATIVA-PODER-LEGISLATIVO.pdf. Acesso em: 02 dez. 2023.
NOVO. Plano de Governo - Romeu Zema. 2022. Partido Novo. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1zhMus3VGtR_Dvfq7HZ37RPy3aYiQyH6K/view. Acesso em: 25 nov. 2023
NOVO. Posicionamentos do NOVO. 2023. Partido Novo. Disponível em: https://novo.org.br/novo/posicionamentos/#educacao. Acesso em: 25 nov. 2023.
OLIVEIRA, D. A.; JORGE, T. A. da S. As políticas de avaliação, os docentes e a justiça escolar. Currículo sem fronteiras, v. 15, n. 2, p. 346-364, 2015. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol15iss2articles/oliveira-jorge.pdf. Acesso em: 12 dez. 2023.
OLIVEIRA, D. A.; VIEIRA, L. F.; AUGUSTO, M. H. Políticas de responsabilização e gestão escolar na educação básica brasileira. Linhas críticas, v. 20, n. 43, p. 529-548, 2014. DOI: 10.26512/lc.v20i43.4367. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4367. Acesso em: 18 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v20i43.4367
OLIVEIRA, D. A. Nova gestão pública e governos democrático-populares: contradições entre a busca da eficiência e a ampliação do direito à educação. Educação & Sociedade, v. 36, n. 132, p. 625–646, jul. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302015152440. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/NvQbjcqWFMxgRfLCTr3CLCJ/?lang=pt#. Acesso em: 15 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302015152440
ROCHA, R. Governo federal muda regras sobre educação especial e recebe críticas. O Tempo. 2020. Disponível em: https://www.otempo.com.br/cidades/governo-federal-muda-regras-sobre-educacao-especial-e-recebe-criticas-1.2393410. Acesso em: 11 dez. 2023.
RODRIGUES, L. C. E. O Projeto Somar na gestão do governo Zema (2019-2022): educação pública x interesses privados. 2023. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1104
ROSA, J. G. L. da; LIMA, L. L. Muda o governo, mudam as políticas? O caso da política nacional de educação especial. Revista Brasileira de Educação, v. 27, p. e270026, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782022270026. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/5nfd85TJZydqDPJVQDMM5Tk/#. Acesso em: 02 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270027
SANTOS, E. C. S. de L.; MOREIRA, J. da S. A “Nova” Política de Educação Especial como afronta aos Direitos Humanos: análise crítica do Decreto 10.502/2020. Revista de Estudos em Educação e Diversidade-REED, v. 2, n. 3, p. 156-175, 2021. DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.7908. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/7908. Acesso em: 09 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.7908
SANTOS, L. A. O. As Políticas Educacionais Mineiras aos Modi Operandi do Neoliberalismo: Dos governos de Aécio Neves ao governo de Romeu Zema (2003-2022). 2023. 275 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.181. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37812. Acesso em: 15 dez. 2023.
TORRES, J. P.; OLIVEIRA, J. P. Elementos históricos e políticos que configuram a Educação Especial no estado de Minas Gerais. In: SILVA, A. M. da; MARTINS, M. F. A. (org.). Educação Especial: cenários, perspectivas e práticas. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, p. 201-221