The privatization of education as a project: private sector and High School in Mato Grosso

Main Article Content

Prof.ª Eveline Ferreira de Moraes
https://orcid.org/0000-0002-4150-5318
Prof. Jucelino Gabriel da Cruz
https://orcid.org/0009-0006-8963-3374
Dr.ª Ana Lara Casagrande
https://orcid.org/0000-0002-6912-6424

Abstract

The objective of this article is to understand ways of inserting the private sector in public high school in the state of Mato Grosso, based on the adoption of the Structured Education System. The context of the 1990s is presented as encouraging partnerships with the private sector, given the supposed efficiency of its management. The purchase of handout material, by the public sector, is linked to the discourse of superiority in the method of private schools, disregarding the specificities of public administration. It was possible to identify, with the bibliographic and documentary survey, in the Mato Grosso proposal, the material apostilled in the dynamics of the 10-year EducationAction Plan, which aims to place the network among the five best evaluated public networks in the country by 2032, combined with the Connected Schools Platform and the Plurall digital platform, which contains the version digital of the materials, with complementary activities. The privatization of education is considered a long-term project, that has been coming to fruition.

Metrics

Metrics Loading ...

Article Details

How to Cite
MORAES, E. F. de; CRUZ, J. G. da; CASAGRANDE, A. L. The privatization of education as a project: private sector and High School in Mato Grosso. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–21, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.23215.030. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/23215. Acesso em: 21 nov. 2024.
Conference Proceedings Volume
Section
Caderno Temático Mecanismos de privatização da Educação Básica e seus impactos nas políticas e gestão educacional
Author Biographies

Prof.ª Eveline Ferreira de Moraes, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMS

Professora da rede estadual de Mato Grosso e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE/UFMT).

Prof. Jucelino Gabriel da Cruz, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMS

Professor das redes de educação do município de Cuiabá e do estado de Mato Grosso e mestrando em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na linha de pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas PPGE/UFMT.

Dr.ª Ana Lara Casagrande, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMS

Master, Doctor and Post-Doc in Education. Adjunct Teacher at the Federal University of Mato Grosso.

References

ADRIÃO, T.; GARCIA, T.; BORGHI, R. F.; BERTAGNA, R. H.; PAIVA, G.; XIMENES, S. Sistemas de ensino privados na educação pública brasileira: consequências da mercantilização para o direito à educação. Relatório de pesquisa. 2015. Disponível em: https://acaoeducativa.org.br/es/wp-content/uploads/sites/3/2017/04/sistemas_privados_pt.pdf. Acesso em 24 mar. 2024.

ADRIÃO, T. M. et al. Uma modalidade peculiar de privatização da educação pública: a aquisição de “sistemas de ensino” por municípios paulistas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 108, p. 799-818, out. 2009.

BALL, S. J. Mercados educacionais, escolha e classe social: o mercado como uma estratégia de classe. In: GENTILI, P. (Org.). Pedagogia da exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. Petrópolis: Vozes, 1995. p.196-227.

BARROS, A. da S. X. Vestibular e Enem: um debate contemporâneo. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 22, n. 85, p. 1057–1090, out. 2014.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei 9.394/1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: MEC.

BRASIL. Lei 10.260/2001. Dispõe sobre o Fundo de Financiamento ao estudante do Ensino Superior e dá outras providências. Brasília, 2001.

BRASIL. Lei 12.513/2011. Institui o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec); altera as Leis nº 7.998, de 11 de janeiro de 1990, que regula o Programa do Seguro-Desemprego, o Abono Salarial e institui o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), nº 8.212, de 24 de julho de 1991, que dispõe sobre a organização da Seguridade Social e institui Plano de Custeio, nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que dispõe sobre o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, e nº 11.129, de 30 de junho de 2005, que institui o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem); e dá outras providências. Brasília, 2011

BRASIL. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Brasília: Presidência da República, 1995.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base – Ensino Médio. Ministério da Educação. Brasília, 2018.

BRASIL. Medida Provisória 1.090/21, de 30 de dezembro de 2021. Estabelece os requisitos e as condições para realização das transações resolutivas de litígio relativas à cobrança de créditos do Fundo de Financiamento Estudantil - Fies e altera a Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, a Lei nº 10.522, de 19 de julho de 2002, e a Lei nº 12.087, de 11 de novembro de 2009. Brasília – DF, 2021.

CARNEIRO, M. A. O nó do Ensino Médio. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

CHAVES, V. L. J. Expansão da privatização/mercantilização do ensino superior brasileiro: a formação dos oligopólios. Educação & Sociedade, Campinas, v.31, n.111, p.481-500, abr./ jun., 2010.

DI PIETRO, M. S. Z. Parcerias na Administração Pública: concessão, permissão, franquia, terceirização, parceria público-privada e outras. São Paulo: Ed. Atlas, 2005.

EXAME. Fusão DEM-PSL cria partido de direita fora do bolsonarismo. Disponível em: https://exame.com/brasil/fusao-dem-psl-cria-partido-de-direita-fora-do-bolsonarismo/. Acesso em 26 abr. 2024.

FERREIRA, J. do N.; MONTEIRO, F. M. de A. Possibilidades pedagógicas a partir do uso de material estruturado: narrativa de uma professora alfabetizadora em processo de desenvolvimento profissional. Revista Cocar, n. 17, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6372. Acesso em: 26 mar. 2024.

FREITAS, L. C. de. Três teses sobre as reformas empresariais da educação: perdendo a ingenuidade. Cad. Cedes, Campinas, v. 36, n. 99, p. 137-153, maio-ago., 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/RmPTyx4p7KXfcQdSMkPGWFy/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 05 abr. 2024.

MARCOSKI, E. A rede estadual de ensino de MT vai usar o mesmo material particular. Mato Grosso. Disponível em: https://omatogrosso.com/educacao/a-rede-estadual-de-ensino-de-mt-vai-usar-o-mesmo-material-particular/. Acesso em: 28 mar. 2024.

MATO GROSSO. Decreto nº 256, de 05 de maio de 2023. Disponível em: https://legislacao.mt.gov.br/mt/decreto-n-256-2023-mato-grosso-regulamenta-a-lei-complementar-no-756-de-14-de-fevereiro-de-2023-para-dispor-sobre-a-gratificacao-anual-por-eficiencia-e-resultado-dos-profissionais-da-educacao-basica-2023-12-15-versao-compilada?origin=instituicao Acesso em 25 mar. 2024.

MATO GROSSO. Decreto nº 1.497, 10 de outubro de 2022. Disponível em: https://iomat.mt.gov.br/portal/visualizacoes/html/16974?find=EducA%C3%A7%C3%A3o%2010%20anos/#e:16974?find=EducA%C3%A7%C3%A3o%2010%20anos/#m:1392887 Acesso em: 31 mai. 2024.

MATO GROSSO. Documento de referência curricular para Mato Grosso – etapa ensino médio. 775 p., 2021. Disponível em: https://sites.google.com/view/novo-ensino-medio-mt/drcmt-em-documento-homologado Acesso em 31 mai. 2024.

MEC. Ministério da Educação. Aberta consulta para mais de 402 mil bolsas do Prouni. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2024/janeiro/aberta-consulta-para-mais-de-402-mil-bolsas-do-prouni Acesso em 30 mai. 2024.

MIRANDA, P. R., AZEVEDO, M. L. N. Fies e Prouni na expansão da educação superior brasileira: políticas de democratização do acesso e/ou de promoção do setor privado-mercantil? Educação & Formação, Fortaleza, v.5, n.3, set./dez. 2020.

MONTAÑO, C. O terceiro setor e a questão social: crítica ao padrão emergente de intervenção social. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2008.

PARANÁ. Lei n° 21.847, de 14 de dezembro de 2023. Leis estaduais. Disponível em: https://leisestaduais.com.br/pr/lei-ordinaria-n-21847-2023-parana-institui-o-bonus-de-resultado-de-aprendizagem-aos-servidores-que-exercam-atividades-nas-instituicoes-de-ensino-nos-nucleos-regionais-de-educacao-na-secretaria-de-estado-da-educacao-e-nas-unidades-a-ela-vinculadas Acesso em: 25 mar. 2024.

PERONI, V. M. V.; OLIVEIRA, R. T. C. de; FERNANDES, M. D. E. Estado e terceiro setor: as novas regulações entre o público e o privado na gestão da educação brasileira. Educação & Sociedade, Campinas, v.30, n.108, out. 2009.

PRADO, J. A. do. A relação entre as práticas dos docentes na rede pública municipal de ensino e a utilização do material padronizado apostilado. Docent Discunt, Engenheiro Coelho/SP, v. 1, n. 2, p. 10-26, 2021.

RAVITCH, D. Morte e vida do grande sistema escolar americano. Porto Alegre: Sulina, 2011.

REGULES, L. E. P. Terceiro Setor: regime jurídico das OSCIPs. Método, 2006.

ROCHA, A. C. Accountability na Administração Pública: Modelos Teóricos e Abordagens. Contabilidade Gestão e Governança, v.14, n.2, 2011. Disponível em: https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/314 Acesso em 31 mar. 2024.

SANTOS, A. V. dos; CHAVES, V. L. J. Influência de atores privados no fortalecimento da privatização da educação brasileira. Educação & Sociedade, Campinas, v.41, 2020.

SÃO PAULO. Portaria nº 1/CGBR, de 04 de setembro de 2023. Disponível em: https://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/portaria-secretaria-municipal-de-gestao-seges-1-de-4-de-setembro-de-2023 Acesso em: 25 mar. 2024.

SARAIVA, L. A. S.; NUNES, A. S. N. A efetividade de programas sociais de acesso à educação superior: o caso do ProUni. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, 45(4):941-64, jul./ago. 2011.

SCHNEIDER, M. P. O IDEB e a construção de um modelo de accountability na educação básica brasileira. Revista Portuguesa de Educação, v.27, n.1, p. 7-28, 2014.

SEDUC/MT. Imagem de Wesley Rodrigues (2023). Material Didático - Livros para o ano letivo 2023 são entregues às escolas estaduais de MT. Agência de Notícias Primeira Hora. Disponível em: https://primeirahora.com.br/material-didatico-livros-para-o-ano-letivo-2023-sao-entregues-as-escolas-estaduais-de-mt/. Acesso em: 31 mai. 2024.

SILVA, A. F. da. Políticas de accountability na Educação Básica brasileira: um estudo do pagamento de docentes por desempenho. RBPAE - v. 32, n. 2, p. 509 - 526 mai./ago. 2016.

SILVA JÚNIOR, J. dos R.; SGUISSARDI, V. Novas faces da educação superior no Brasil. 2. ed. rev. São Paulo: Cortez, 2001.

SIQUEIRA, D. Seduc adota material didático de escola privada aos 400 mil alunos da rede estadual. Disponível em: https://www.leiagora.com.br/noticia/111058/seduc-adota-material-didatico-de-escola-privada-aos-400-mil-alunos-da-rede-estadual. Acesso em: 28 mar. 2024.

SOARES, A. B.; MARTINS, J, S, R. Ansiedade dos estudantes diante da expectativa do exame vestibular. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 20, v.45, p.57-62, jan./abr. 2010.

TRIGUEIRO, E. S. de Oliveira; LEME, M. I. da S. Estudantes e o doping intelectual: vale tudo na busca do sucesso no vestibular?. Psicologia Escolar e Educacional, v. 24, p. 1-9, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-35392020219948 Acesso em: 30 mai. 2024.

VG NOTÍCIAS. Escolas de MT recebem material didático; Mendes afirma que apostilas são iguais de escolas particulares. Disponível em: https://www.vgnoticias.com.br/cidades/escolas-de-mt-recebem-material-didatico-mendes-afirma-que-apostilas-sao-iguais-de-escolas-particulares/77355 Acesso em: 28 mar 2024.

Most read articles by the same author(s)