Professores iniciantes: um panorama das investigações brasileiras. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.16i1.0010
Main Article Content
Abstract
Segundo Marcelo (1999), o período de entrada na profissão, quando o professor é considerado iniciante, é um período relevante para a docência. Os desafios – e, muitas vezes, as dificuldades – que o professor vivencia nessa etapa são tema de muitos estudos, que destacam, ainda, o impacto desse período na aprendizagem profissional. As investigações sobre professores iniciantes têm sido intensificadas no Brasil, e tais constatações têm suscitado novas reflexões e demandas. Este estudo buscou analisar quais são as tendências das pesquisas brasileiras sobre professores iniciantes apresentadas em um Congresso Internacional cuja proposta voltou-se à divulgação das investigações sobre essa temática. O estudo foi desenvolvido na perspectiva de um estado do conhecimento tal como proposto por Romanowski e Ens (2006), e buscou analisar os focos de estudo, resultados e metodologias das diferentes pesquisas. Concluiu-se que a maioria das pesquisas analisadas é voltada à investigação do professor iniciante na Educação Básica, mas também se observaram pesquisas sobre o iniciante na Educação Superior. As análises demonstram que aspectos relacionados às dificuldades ou dilemas enfrentados por esses professores encontram-se em evidência tanto nos focos de estudo quanto nos resultados apresentados pelas pesquisas, sobrepondo-se a estudos interventivos em relação a esse período (ainda que os estudos interventivos estejam em ascensão no Brasil). Esse aspecto indicar um avanço em relação à formação de professores nessa etapa profissional inicial.
Downloads
Article Details
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
a) Authors keep the copyrights and concede the right of its first publication to the magazine. The work piece must be simultaneously licensed on the Creative Commons Attribution License which allows the paper sharing, and preserves both the author identity and the right of first publication to this magazine.
b) Authors are authorized to assume additional contracts separately, to not-exclusively distribution of the paper version published in this magazine (e.g.: publish in institutional repository or as a book chapter), with the author identity recognition and its first publication in this magazine.
c) Authors are permitted and stimulated to publish and distribute their papers online (e.g.: in institutional repository or on their personal webpage), considering it can generate productive alterations, as well as increase the impact and the quotations of the published paper.
d) This journal provides public access to all its content, as this allows a greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of the research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this site will be used exclusively for the purposes of the journal and are not available for other purposes.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.