CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PROFESSOR-PESQUISADOR: A QUE PESQUISA E A QUE PROFESSOR SE REFERE ESSA PROPOSTA DE FORMAÇÃO?

Contenido principal del artículo

Júlio Emílio Diniz Pereira
Luciana Resende Allain

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar considerações, entendidas aqui, enquanto exames atentos ou reflexões, acerca da formação do professor-pesquisador, uma proposta de formação docente que está amplamente presente no discurso educacional contemporâneo. O principal argumento trazido, por meio deste texto, é que caso esse programa de formação não se articule com uma discussão bastante séria a respeito da profissionalização e do trabalho docente, corre-se o risco de que tal proposta caia em um discurso vazio, mais um lugar comum na produção acadêmica sobre educação.

Descargas

Detalles del artículo

Cómo citar
PEREIRA, J. E. D.; ALLAIN, L. R. CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PROFESSOR-PESQUISADOR: A QUE PESQUISA E A QUE PROFESSOR SE REFERE ESSA PROPOSTA DE FORMAÇÃO?. Olhar de Professor, [S. l.], v. 9, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1464. Acesso em: 7 jun. 2025.
Sección
Artigos em fluxo contínuo