Maestros de Educación de Infancia rememorando sus infancias: el peligro de la idealización de ser una criatura
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Resumen
O objetivo deste artigo é analisar as visões de seis professoras da Educação Infantil da rede municipal de Imperatriz/MA sobre infância e criança na contemporaneidade, tomando como fonte suas narrativas orais. Realiza-se uma investigação do tipo biográfica, com uso de Entrevistas Narrativas à seis professoras, como dispositivo para produção dos dados, as quais foram analisadas a partir da proposta de Fritz Schütze (2011). Suas narrativas desvendam suas experiências como criança e mostram muito do que pensam sobre infância, apresentando indícios do que, para elas, é ser criança na contemporaneidade. Conhecer as trajetórias de vida de professores é fundamental para quem atua como formador nos cursos de formação de professores, pois se trata de, dentre tantas coisas, possibilitar a desmistificação de uma infância ideal, de um modelo de criança, possibilitando que eles (re)pensem o que seja ser criança na contemporaneidade para não caírem na falsa ideia da idealização.