Maestros de Educación de Infancia rememorando sus infancias: el peligro de la idealización de ser una criatura

Contenido principal del artículo

Jónata Ferreira de Moura
http://orcid.org/0000-0002-7733-5568

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar as visões de seis professoras da Educação Infantil da rede municipal de Imperatriz/MA sobre infância e criança na contemporaneidade, tomando como fonte suas narrativas orais. Realiza-se uma investigação do tipo biográfica, com uso de Entrevistas Narrativas à seis professoras, como dispositivo para produção dos dados, as quais foram analisadas a partir da proposta de Fritz Schütze (2011). Suas narrativas desvendam suas experiências como criança e mostram muito do que pensam sobre infância, apresentando indícios do que, para elas, é ser criança na contemporaneidade. Conhecer as trajetórias de vida de professores é fundamental para quem atua como formador nos cursos de formação de professores, pois se trata de, dentre tantas coisas, possibilitar a desmistificação de uma infância ideal, de um modelo de criança, possibilitando que eles (re)pensem o que seja ser criança na contemporaneidade para não caírem na falsa ideia da idealização. 

Métricas

Cargando métricas ...

Detalles del artículo

Cómo citar
MOURA, J. F. de. Maestros de Educación de Infancia rememorando sus infancias: el peligro de la idealización de ser una criatura. Olhar de Professor, [S. l.], v. 23, p. 1–14, 2020. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.23.2020.14899.209209225408.0427. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14899. Acesso em: 26 nov. 2024.
Sección
Artigos em fluxo contínuo
Biografía del autor/a

Jónata Ferreira de Moura, Universidade Federal do MaranhãoCentro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia

Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco. Especialista em Educação Infantil pela Faculdade de Educação Santa Terezinha. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão e em Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão. Docente da Universidade Federal do Maranhão (CCSST/UFMA), atuando no curso de Pedagogia. Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOGraph).