Implementación de Biblioteca Comunitaria: un instrumento sociopolítico para el desarrollo ciudadano

Contenido principal del artículo

José Lucas Matias de Eça
http://orcid.org/0000-0001-5848-2100
Dr.ª Marlúbia Corrêa de Paula

Resumen

Este artículo tiene como objetivo presentar un relato de experiencia que buscó reducir las desigualdades en el acceso a la lectura a través de Estanterías Literarias, con base en la metodología de la Pedagogía de Proyectos de Investigación, en una ciudad del interior de Bahía, especialmente para niños y jóvenes. En el desarrollo de este proyecto, fue posible percibir el involucramiento de cinco estudiantes del curso de ingeniería desde las primeras acciones de constitución de la Biblioteca Comunitaria. Así, esta biblioteca demostró ser un instrumento sociopolítico en el desarrollo ciudadano de los participantes involucrados.

Métricas

Cargando métricas ...

Detalles del artículo

Cómo citar
EÇA, J. L. M. de; PAULA, M. C. de . Implementación de Biblioteca Comunitaria: un instrumento sociopolítico para el desarrollo ciudadano. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–22, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.17701.028. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/17701. Acesso em: 23 nov. 2024.
Sección
Artigos em fluxo contínuo
Biografía del autor/a

José Lucas Matias de Eça, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Coordenador pedagógico da Rede Municipal de Cairu – BA.

Dr.ª Marlúbia Corrêa de Paula, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Professora Adjunta Visitante na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET). Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com doutoramento sanduíche (PDSE) pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em Vila Real, Portugal. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS. Graduada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Especialista em Matemática Aplicada, pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Especialista em Gestão e Tutoria em EaD, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC, Porto Alegre - RS). Especialista em Supervisão e Administração Escolar (FACEL- Curitiba - PR). Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM); Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativa (SE&PQ). Participa do Grupo de Pesquisa Cotidiano, Trabalho e Território (GPsT). É coordenadora do Projeto de Pesquisa Análise Textual Discursiva na Pesquisa Qualitativa com uso de CAQDAS (Computer- Assisted Qualitative Data Analysis Software): campo de saberes para a educação em ciências e matemática.

Citas

BAHIA. Prefeitura Municipal de Taperoá. Lei nº 344, de 16 de junho de 2015. Aprova o Plano Municipal de Educação de Taperoá-BA para o decênio 2015-2025 e dá outras providências. Taperoá: Câmara Municipal, 2015. Disponível em: <http://taperoa.ba.gov.br/contasPublicas/download/783145/771/2015/6/publicacoes/1F754F0D-F815-C009-5615A6E5C8C24CA2.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2020.

BIEMBENGUT, M. S. Mapeamento na pesquisa educacional. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.

BRASIL. Projeto de Lei nº 2.148/2020. Altera a Lei nº 10.753, de 30 de outubro de 2003, que institui a Política Nacional do Livro. Disponível em: <https://legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento?dm=8099648&ts=1595892710516&disposition=inline>. Acesso em: 7 jan. 2021.

BRASIL. Lei nº 10.865/2004. Dispõe sobre a Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público [...]. Brasília, DF, 30 de abril de 2004. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.865.htm>. Acesso em: 5 mai. 2022.

BRASIL. Lei nº 13.005/2014. Plano Nacional de Educação. Brasília, DF, 25 de junho de 2014. Disponível em: <http://www.proec.ufpr.br/download/extensao/2016/creditacao/PNE%20 2014-2024.pdf>. Acesso em: 5 fev. 2022.

BRASIL. Lei nº 13.696/2018. Política Nacional de Leitura e Escrita. Brasília, DF, 12 de julho de 2018. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2018/lei-13696-12-julho-2018 -786975-publicacaooriginal-156036-pl.html>. Acesso em: 9 jan. 2022.

BRITO, D. S. de. A importância da leitura na formação social do indivíduo. Revela – Periódico de Divulgação Científica da FALS, [S.l.], n. 8, p. 1-35, 2010. Disponível em: < http://www.fpg.edu.br/index.php/a-instituicao/revista-revela>. Acesso em: 12 jan. 2021.

CASTRILLÓN, S. O direito de ler e de escrever. Tradução Marcos Bagno. São Paulo: Pulo do Gato, 2011.

EÇA, J. L. M. de; DE PAULA, M. C. Gelaterácia: uma experiência de democratização da leitura a partir de bibliotecas comunitárias. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 26, n. 2, p. 1-17, 2021. Disponível em: <https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1759/pdf>. Acesso em: 24 set. 2021.

FREIRE, P. A importância do ato de ler. 23. ed. Rio de Janeiro: Cortez, 1989.

FREITAS, K. S. Pedagogia de projetos. GERIR, Salvador, v. 9, n. 29, p. 17-37, 2003.

HORTA, N. M.; ROCHA, F. S. F. Bibliotecas comunitárias: organização sociocultural e instrumento para a democratização do acesso à informação e para a valorização cultural. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação [Online], v. 13, p. 1781, 2017. Disponível em: <https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/891/908>. Acesso em: 28 dez. 2020.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa nacional por amostra de domicílios – PNAD. Brasília, DF, 2012. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/>. Acesso em: 17 dez. 2020.

INSTITUTO PAULO MONTENEGRO. Indicador de alfabetismo funcional (inaf). São Paulo: Ação Educativa; IPM, 2018. Disponível em: <https://acaoeducativa.org.br/wp-content/uploads/2018/ 08/Inaf2018_Relat%C3%B3rio-Resultados-Preliminares_v08Ago2018.pdf>. Acesso em: 2 dez. 2020.

INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da leitura no Brasil. 5. ed. São Paulo, 2020. Disponível em: <https://www.prolivro.org.br/5a-edicao-de-retratos-da-leitura-no-brasil-2/a-pesquisa-5a-edicao/>. Acesso em: 20 dez. 2020.

JESUS, M. S. de. Implantação de bibliotecas comunitárias nos municípios do estado da Bahia. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA EM INFORMAÇÃO, 7., 2007, Salvador. Anais eletrônicos [...] Salvador: CINFORM, 2007. Disponível em: <https://bibliotextos.files.wordpress.com/2011/08/implantac3a7c3a3o-da-bibliotecas-comuntc3a1rias-no-estado-da-bahia.pdf>. Acesso em: 1 dez. 2020.

MACHADO, E. C. Bibliotecas comunitárias como prática social no Brasil. 2008. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-07012009-172507/pt-br.php>. Acesso em: 10 dez. 2020.

MACHADO, E. C. Uma discussão acerca do conceito de biblioteca comunitária. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação – RDBCI, Campinas, v. 7, p. 6, 2009. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article view/ 1976/2097>. Acesso em: 4 dez. 2020.

MANIFESTO ifla/unesco sobre bibliotecas públicas: 1994. Disponível em: <https://www.ifla.org/files/assets/public-libraries/publications/PL-manifesto/pl-manifesto-pt.pdf>. Acesso em: 26 jan. 2018.

MOURA, D. G.; BARBOSA, E. F. Trabalhando com projetos: planejamento e gestão de projetos educacionais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. Disponível em: <https://books.google.com.br/books/about/Trabalhando_com_projetos.html?id=W9Q5DwAAQBAJ&printsec=frontcover&source=kp_read_button&redir_esc=y#v=twopage&q&f=false>. Acesso em: 26 fev. 2020.

REZENDE, A.; FELIPE, C. B. M. Reflexões sobre a acessibilidade social da aprendizagem: o caso do projeto Geladeira Cultural em comunidades de Recife e Olinda - PE. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação [Online], v. 13, p. 1820-1835, 2017. Disponível em: <https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/896/910>. Acesso em: 29 dez. 2020.

SANTOS, E. M. dos; PINHO, M. J. de. Geladeiroteca: uma ação de leitores pela democratização da leitura. Revista ENTRELETRAS, Araguaína, v. 10, n. 2, p. 154-186, 2019. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view /7922>. Acesso em: 7 jan. 2021.

TOIGO, R.; KOHLRAUSCH, R. A leitura literária como direito humano: experiências de leitura compartilhada em Bibliotecas Comunitárias do Cirandar. Revista Graphos, v. 22, n.2, p. 213-227, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index. php/graphos/article/view/52286/31722>. Acesso em: 13 jan. 2021.