Implementación de Biblioteca Comunitaria: un instrumento sociopolítico para el desarrollo ciudadano

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José Lucas Matias de Eça
http://orcid.org/0000-0001-5848-2100
Dr.ª Marlúbia Corrêa de Paula

Resumen

Este artículo tiene como objetivo presentar un relato de experiencia que buscó reducir las desigualdades en el acceso a la lectura a través de Estanterías Literarias, con base en la metodología de la Pedagogía de Proyectos de Investigación, en una ciudad del interior de Bahía, especialmente para niños y jóvenes. En el desarrollo de este proyecto, fue posible percibir el involucramiento de cinco estudiantes del curso de ingeniería desde las primeras acciones de constitución de la Biblioteca Comunitaria. Así, esta biblioteca demostró ser un instrumento sociopolítico en el desarrollo ciudadano de los participantes involucrados.

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Cómo citar
EÇA, J. L. M. de; PAULA, M. C. de . Implementación de Biblioteca Comunitaria: un instrumento sociopolítico para el desarrollo ciudadano. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–22, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.17701.028. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/17701. Acesso em: 23 jul. 2024.
Sección
Artigos em fluxo contínuo
Biografía del autor/a

José Lucas Matias de Eça, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Coordenador pedagógico da Rede Municipal de Cairu – BA.

Dr.ª Marlúbia Corrêa de Paula, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Professora Adjunta Visitante na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET). Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com doutoramento sanduíche (PDSE) pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em Vila Real, Portugal. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS. Graduada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Especialista em Matemática Aplicada, pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Especialista em Gestão e Tutoria em EaD, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC, Porto Alegre - RS). Especialista em Supervisão e Administração Escolar (FACEL- Curitiba - PR). Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM); Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativa (SE&PQ). Participa do Grupo de Pesquisa Cotidiano, Trabalho e Território (GPsT). É coordenadora do Projeto de Pesquisa Análise Textual Discursiva na Pesquisa Qualitativa com uso de CAQDAS (Computer- Assisted Qualitative Data Analysis Software): campo de saberes para a educação em ciências e matemática.

Citas

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