Implantação de Biblioteca Comunitária: um instrumento sociopolítico em prol do desenvolvimento cidadão

Conteúdo do artigo principal

Ms. José Lucas Matias de Eça
http://orcid.org/0000-0001-5848-2100
Dr.ª Marlúbia Corrêa de Paula

Resumo

Este artigo objetiva apresentar um relato de experiência que buscou diminuir as desigualdades no acesso à leitura por meio das Estantes Literárias, fundamentado na metodologia da Pedagogia de Projetos de Pesquisa, em uma cidade do interior da Bahia, especialmente para o público infanto-juvenil. No desenvolvimento desse projeto, foi possível perceber o envolvimento de cinco discentes do curso de engenharia desde as primeiras ações de constituição da Biblioteca Comunitária. Desse modo, essa biblioteca mostrou-se um instrumento sociopolítico no desenvolvimento cidadão dos participantes envolvidos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
EÇA, J. L. M. de; PAULA, M. C. de . Implantação de Biblioteca Comunitária: um instrumento sociopolítico em prol do desenvolvimento cidadão. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–22, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.17701.028. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/17701. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Ms. José Lucas Matias de Eça, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Coordenador pedagógico da Rede Municipal de Cairu – BA.

Dr.ª Marlúbia Corrêa de Paula, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Professora Adjunta Visitante na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET). Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com doutoramento sanduíche (PDSE) pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em Vila Real, Portugal. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS. Graduada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Especialista em Matemática Aplicada, pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Especialista em Gestão e Tutoria em EaD, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC, Porto Alegre - RS). Especialista em Supervisão e Administração Escolar (FACEL- Curitiba - PR). Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM); Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativa (SE&PQ). Participa do Grupo de Pesquisa Cotidiano, Trabalho e Território (GPsT). É coordenadora do Projeto de Pesquisa Análise Textual Discursiva na Pesquisa Qualitativa com uso de CAQDAS (Computer- Assisted Qualitative Data Analysis Software): campo de saberes para a educação em ciências e matemática.

Referências

BAHIA. Prefeitura Municipal de Taperoá. Lei nº 344, de 16 de junho de 2015. Aprova o Plano Municipal de Educação de Taperoá-BA para o decênio 2015-2025 e dá outras providências. Taperoá: Câmara Municipal, 2015. Disponível em: <http://taperoa.ba.gov.br/contasPublicas/download/783145/771/2015/6/publicacoes/1F754F0D-F815-C009-5615A6E5C8C24CA2.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2020.

BIEMBENGUT, M. S. Mapeamento na pesquisa educacional. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.

BRASIL. Projeto de Lei nº 2.148/2020. Altera a Lei nº 10.753, de 30 de outubro de 2003, que institui a Política Nacional do Livro. Disponível em: <https://legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento?dm=8099648&ts=1595892710516&disposition=inline>. Acesso em: 7 jan. 2021.

BRASIL. Lei nº 10.865/2004. Dispõe sobre a Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público [...]. Brasília, DF, 30 de abril de 2004. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.865.htm>. Acesso em: 5 mai. 2022.

BRASIL. Lei nº 13.005/2014. Plano Nacional de Educação. Brasília, DF, 25 de junho de 2014. Disponível em: <http://www.proec.ufpr.br/download/extensao/2016/creditacao/PNE%20 2014-2024.pdf>. Acesso em: 5 fev. 2022.

BRASIL. Lei nº 13.696/2018. Política Nacional de Leitura e Escrita. Brasília, DF, 12 de julho de 2018. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2018/lei-13696-12-julho-2018 -786975-publicacaooriginal-156036-pl.html>. Acesso em: 9 jan. 2022.

BRITO, D. S. de. A importância da leitura na formação social do indivíduo. Revela – Periódico de Divulgação Científica da FALS, [S.l.], n. 8, p. 1-35, 2010. Disponível em: < http://www.fpg.edu.br/index.php/a-instituicao/revista-revela>. Acesso em: 12 jan. 2021.

CASTRILLÓN, S. O direito de ler e de escrever. Tradução Marcos Bagno. São Paulo: Pulo do Gato, 2011.

EÇA, J. L. M. de; DE PAULA, M. C. Gelaterácia: uma experiência de democratização da leitura a partir de bibliotecas comunitárias. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 26, n. 2, p. 1-17, 2021. Disponível em: <https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1759/pdf>. Acesso em: 24 set. 2021.

FREIRE, P. A importância do ato de ler. 23. ed. Rio de Janeiro: Cortez, 1989.

FREITAS, K. S. Pedagogia de projetos. GERIR, Salvador, v. 9, n. 29, p. 17-37, 2003.

HORTA, N. M.; ROCHA, F. S. F. Bibliotecas comunitárias: organização sociocultural e instrumento para a democratização do acesso à informação e para a valorização cultural. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação [Online], v. 13, p. 1781, 2017. Disponível em: <https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/891/908>. Acesso em: 28 dez. 2020.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa nacional por amostra de domicílios – PNAD. Brasília, DF, 2012. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/>. Acesso em: 17 dez. 2020.

INSTITUTO PAULO MONTENEGRO. Indicador de alfabetismo funcional (inaf). São Paulo: Ação Educativa; IPM, 2018. Disponível em: <https://acaoeducativa.org.br/wp-content/uploads/2018/ 08/Inaf2018_Relat%C3%B3rio-Resultados-Preliminares_v08Ago2018.pdf>. Acesso em: 2 dez. 2020.

INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da leitura no Brasil. 5. ed. São Paulo, 2020. Disponível em: <https://www.prolivro.org.br/5a-edicao-de-retratos-da-leitura-no-brasil-2/a-pesquisa-5a-edicao/>. Acesso em: 20 dez. 2020.

JESUS, M. S. de. Implantação de bibliotecas comunitárias nos municípios do estado da Bahia. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA EM INFORMAÇÃO, 7., 2007, Salvador. Anais eletrônicos [...] Salvador: CINFORM, 2007. Disponível em: <https://bibliotextos.files.wordpress.com/2011/08/implantac3a7c3a3o-da-bibliotecas-comuntc3a1rias-no-estado-da-bahia.pdf>. Acesso em: 1 dez. 2020.

MACHADO, E. C. Bibliotecas comunitárias como prática social no Brasil. 2008. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-07012009-172507/pt-br.php>. Acesso em: 10 dez. 2020.

MACHADO, E. C. Uma discussão acerca do conceito de biblioteca comunitária. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação – RDBCI, Campinas, v. 7, p. 6, 2009. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article view/ 1976/2097>. Acesso em: 4 dez. 2020.

MANIFESTO ifla/unesco sobre bibliotecas públicas: 1994. Disponível em: <https://www.ifla.org/files/assets/public-libraries/publications/PL-manifesto/pl-manifesto-pt.pdf>. Acesso em: 26 jan. 2018.

MOURA, D. G.; BARBOSA, E. F. Trabalhando com projetos: planejamento e gestão de projetos educacionais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. Disponível em: <https://books.google.com.br/books/about/Trabalhando_com_projetos.html?id=W9Q5DwAAQBAJ&printsec=frontcover&source=kp_read_button&redir_esc=y#v=twopage&q&f=false>. Acesso em: 26 fev. 2020.

REZENDE, A.; FELIPE, C. B. M. Reflexões sobre a acessibilidade social da aprendizagem: o caso do projeto Geladeira Cultural em comunidades de Recife e Olinda - PE. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação [Online], v. 13, p. 1820-1835, 2017. Disponível em: <https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/896/910>. Acesso em: 29 dez. 2020.

SANTOS, E. M. dos; PINHO, M. J. de. Geladeiroteca: uma ação de leitores pela democratização da leitura. Revista ENTRELETRAS, Araguaína, v. 10, n. 2, p. 154-186, 2019. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view /7922>. Acesso em: 7 jan. 2021.

TOIGO, R.; KOHLRAUSCH, R. A leitura literária como direito humano: experiências de leitura compartilhada em Bibliotecas Comunitárias do Cirandar. Revista Graphos, v. 22, n.2, p. 213-227, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index. php/graphos/article/view/52286/31722>. Acesso em: 13 jan. 2021.