Contrapuntos de BNCC para la Educación Escolar Indígena

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Dr.ª Andréia Nunes Militão
https://orcid.org/0000-0002-1494-8375

Resumen

Este artículo se centra sobre la Base Nacional Común Curricular (BNCC) con vistas a localizar si este normativo curricular atiende los principios de la modalidad Educación Escolar Indígena (EEI). Se expone que BNCC al proponer un currículo padronizado, oblitera la propuesta de educación específica, diferenciada, intercultural y bilíngue/multilingue prevista en el ordenamiento jurídico nacional para EEI. Se ampara en abordaje cualitativa y recurre a la investigación documental. Se concluye que BNCC está en contramano de un conjunto de dispositivos legales emanados por el Estado Brasileño a partir de 1988, notablemente por retirar de los pueblos indígenas la prerrogativa de la toma de decisión sobre la construcción del currículo y de la preparación de los materiales didácticos.

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Cómo citar
MILITÃO, A. N. Contrapuntos de BNCC para la Educación Escolar Indígena. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–17, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.20938.047. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20938. Acesso em: 20 may. 2024.
Sección
La Base Común Curricular Nacional (BNCC) en el contexto de las reformas educati
Biografía del autor/a

Dr.ª Andréia Nunes Militão, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Possui Graduação em História (UNESP, 1998), Mestrado em História (UNESP, 2001), Graduação em Pedagogia (UNILAGO, 2011) e Doutorado em Educação (UNESP, 2015). Professora Adjunta da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), atuando nas licenciaturas em Pedagogia e Letras/Espanhol. Docente vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). É líder do GEPPEF (Grupo de Estudo e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores). Vice-presidente da Região Centro-Oeste da Anfope (Gestão 2021-2023). Na Anped, participa ativamente do GT-8 (Formação de Professores), sendo parecerista ad hoc e ex-coordenadora do GT-8 da Anped na Região CO. Realiza pesquisas sobre formação de professores (inicial e continuada), formação permanente e desenvolvimento profissional, priorizando a análise de políticas, processos e atuação dos sujeitos nos processos formativos, Políticas Docentes, Profissionais da Educação e os contributos de Paulo Freire para a formação de professores.

Citas

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