LA PEDAGOGÍA E LOS PEDAGOGOS EN EL CONTEXTO BRASILEÑO: INFLEXIONES SOBRE DILEMAS PERSISTENTES

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Doutorando Jefferson da Silva Moreira
https://orcid.org/0000-0002-5918-7928
Dr. Umberto de Andrade Pinto
https://orcid.org/0000-0003-2691-8015
Doutoranda Rebecca Machado Oliveira da Silva
https://orcid.org/0000-0003-0032-0074

Resumen

Este artículo presenta resultados parciales de una investigación desarrollada a nivel de doctorado, más específicamente, del análisis documental realizado sobre Proyectos Pedagógicos (PP) de cuatro cursos de Pedagogía ubicados en el estado de Bahía, así como de entrevistas semiestructuradas realizadas a sus coordinadores, donde se buscó dar cuenta de qué lugar ocupa el debate epistemológico sobre la Pedagogía como campo de conocimiento en el ámbito de la propuesta pedagógico-curricular y en las acciones formativas cotidianas dentro de estos cursos de graduación. Teóricamente, la investigación se basa en los estudios de Libâneo (2010), Pimenta (2021), Franco (2008), Saviani (2008) y Silva-Junior (2019), que convergen en la defensa de la especificidad epistemológica de la Pedagogía como Ciencia de la Educación. Los resultados indican que la discusión sobre la Pedagogía en cuanto a su dimensión epistémica ocupa un lugar embrionario dentro de los cursos investigados, planteando la necesidad de un debate más denso a nivel nacional sobre esta problemática histórica en el escenario brasileño.

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Cómo citar
MOREIRA, J. da S.; PINTO, U. de A.; SILVA, R. M. O. da. LA PEDAGOGÍA E LOS PEDAGOGOS EN EL CONTEXTO BRASILEÑO: INFLEXIONES SOBRE DILEMAS PERSISTENTES. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–22, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.21392.020. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21392. Acesso em: 22 nov. 2024.
Sección
Dossiê: O campo teórico da Pedagogia e seus desdobramentos na formação de pedagogos/as
Biografía del autor/a

Doutorando Jefferson da Silva Moreira, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), linha de pesquisa Escola Pública, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEFS, linha de pesquisa Currículo, Formação e Práticas Pedagógicas (PPGE/UEFS). Especialização em Docência no Ensino Superior pela Faculdade de Tecnologias e Ciências (FTC). Participa do grupo de Estudos e Pesquisas sobre Escola Pública, Infâncias e Formação de Educadores (GEPEPINFOR), vinculado ao PPGE/UNIFESP e do Grupo de Estudos e Pesquisas Profissão docente: formação, saberes e práticas - (GEPPESP/UnB), na linha de pesquisa Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas. Interesse de estudos e pesquisas nas seguintes temáticas: Pedagogia Universitária, Didática, Formação de Professores, Aprendizagem Profissional da Docência, Professores Iniciantes e Pedagogia - tanto em relação ao curso quanto ao seu campo epistemológico. Possui experiência profissional na área de educação, com ênfase em Coordenação Pedagógica na Educação Básica e Docência no Ensino Superior em cursos de graduação e pós-graduação latu sensu. Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd), da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ANDIPE) e da Rede Nacional de Pesquisadores em Pedagogia (RePPed).

Dr. Umberto de Andrade Pinto, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Pedagogo. Doutor em Educação. Professor Associado da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), onde atua no Curso de Pedagogia, no Programa de Pós-Graduação em Educação, e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência. Participade dois grupos de pesquisas: GEPEPINFOR/UNIFESP e GEPEFE/FEUSP. Membro do GT 4 -Didática da ANPEd.

Doutoranda Rebecca Machado Oliveira da Silva, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Membro do Grupo de Pesquisa DUFOP - Docência Universitária e Formação de Professores. Tem graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2008) e pós-graduação (Lato sensu) em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar pela FACCEBA (2013), em Gestão e Coordenação Escolar pela IESCFAC (2017) e em Pedagogia Histórico- Crítica para as Escolas do Campo pela UFBA (2017). Atualmente é coordenadora da Escola Municipal Doutor Francisco Martins da Silva na Rede Municipal de Feira de Santana de 2016 até o presente momento e, anteriormente professora na rede municipal de Salvador (Prefeitura Municipal de Salvador/ 2011-2016), atuando na Educação Básica (em especial, na etapa da Educação Infantil) desde 2008. Professora da disciplina de Fundamentos da Educação Infantil na especialização em Educação Infantil e no curso de extensão do PROEI (Programa de Formação de Professores em Educação Infantil) pelo CEFAP (Centro de Estudos, Formação e Apoio Pedagógico). Interessada em discutir: Currículo, Formação de professores, Docência e Política Públicas na Educação Infantil, Experiências e memórias/narrativas autobiográficas do fazer docente.

Citas

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