Tasas de mortalidad por suicidio entre los profesores brasileños: año base 2020

Contenido principal del artículo

Dr. Dartel Ferrari Lima
https://orcid.org/0000-0002-3633-9458
Dr. Adelar Aparecido Sampaio
https://orcid.org/0000-0003-4386-1364
Dr.ª Dayane Cristina de Souza
https://orcid.org/0000-0003-4552-6500

Resumen

La creciente incidencia de suicidios entre profesores en Brasil revela una preocupante realidad que exige un análisis detallado y la implementación urgente de medidas preventivas efectivas. Este artículo investiga los datos de suicidios entre profesores brasileños mediante el análisis de la base de datos del Sistema de Información sobre Mortalidad del Ministerio de Salud, correspondiente a 2020. Este estudio transversal y de enfoque cuantitativo-descriptivo examinó 1.556.824 notificaciones de muertes por todas las causas para la población brasileña. En 2020, Brasil reportó 13.835 casos de suicidio, lo que equivale a una muerte autoprovocada por cada 112 fatalidades. Entre los profesores, de los 13.351 fallecimientos registrados, 142 fueron suicidios, es decir, tres casos por semana. Por lo tanto, es esencial desarrollar estrategias integrales de prevención del suicidio, incluyendo mejoras en el acceso y la atención preventiva para los educadores a través de los sistemas de salud mental laboral, priorizando esta cuestión en la agenda global de salud pública.

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Detalles del artículo

Cómo citar
LIMA, D. F.; SAMPAIO, A. A.; SOUZA, D. C. de . Tasas de mortalidad por suicidio entre los profesores brasileños: año base 2020. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–22, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.23249.053. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/23249. Acesso em: 23 dic. 2024.
Sección
Artigos em fluxo contínuo
Biografía del autor/a

Dr. Dartel Ferrari Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Graduado em Fisioterapia (1983), Doutorado em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Residência Fisioterapêutica Neurofuncional e Ortopédica Traumatofuncional (COFFITO); Quiropraxista; Especialista Lato Sensu em Biologia do Esporte e Preparação Física; Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Humanos: CEP-Unioeste; Avaliador do Sistema BASis (MEC/INEP); Tutor EaD; Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brasil.

Dr. Adelar Aparecido Sampaio, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

Possui Licenciatura Plena em Educação Física e Pedagogia, Mestrado (2008) e Doutorado (2014) em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Atualmente é professor na Universidade Federal de Moto Grosso do Sul - UFMS. Possui experiência como docente na Educação Básica (16 anos) e no Ensino Superior (14 anos). Na docência universitária, atua nos cursos de Educação Física e Pedagogia, principalmente nas disciplinas de Ensino e Aprendizagem, Didática, Políticas Educacionais, Práticas de Ensino e Estágio Curricular Supervisionado, Didática da Educação Física, Sociologia do Esporte, História da Educação Física, dentre outras. Desenvolve pesquisas relacionadas à formação docente (inicial e continuada), nos temas: saúde docente, bem-estar docente, mal-estar docente e desenvolvimento profissional docente. É autor do Programa de Apoio ao Bem-estar Docente e atua em instituições de ensino com avaliação de variáveis de saúde docente e intervenções à saúde e bem-estar de professores. É pesquisador dos grupos de pesquisas: Mal-estar e Bem-estar na Docência da PUCRS, Grupo de Pesquisa Educação Física e Saúde da Unioeste, e do Grupo de Extensão e Pesquisa em Educação Física Escolar - GEPEFE, da Unioeste. Membro da Associação Brasileira de Psicologia da Saúde.

Dr.ª Dayane Cristina de Souza, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Graduada em Educação Física, com formações em licenciatura e bacharel, especializações em Educação Especial e Atividade Física para Grupos Especiais. Mestre e Doutora em Educação Física e Saúde, com foco em treinamento físico aplicado ao tratamento de doenças crônicas. Atualmente pós doutoranda na área de Educação, com pesquisa voltada para a saúde e bem-estar docente.

Citas

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