Mortality rates from suicide among Brazilian teachers: base year 2020

Conteúdo do artigo principal

Dr. Dartel Ferrari Lima
https://orcid.org/0000-0002-3633-9458
Dr. Adelar Aparecido Sampaio
https://orcid.org/0000-0003-4386-1364
Dr.ª Dayane Cristina de Souza
https://orcid.org/0000-0003-4552-6500

Resumo

The increasing incidence of suicides among teachers in Brazil reveals a concerning reality that demands detailed analysis and the urgent implementation of effective preventive measures. This article investigates suicide data among Brazilian teachers by analyzing the 2020 edition of the Ministry of Health's Mortality Information System database. This cross-sectional, quantitative-descriptive study examined 1,556,824 death notifications for the Brazilian population. In 2020, Brazil reported 13,835 suicide cases, equating to one self-inflicted death for every 112 fatalities. Among teachers, of the 13,351 recorded deaths, 142 were suicides, which translates to three cases per week. Therefore, it is essential to develop comprehensive suicide prevention strategies, including improvements in access and preventive care for educators through workers' mental health systems, making it a priority on the global public health agenda.

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Como Citar
LIMA, D. F.; SAMPAIO, A. A.; SOUZA, D. C. de . Mortality rates from suicide among Brazilian teachers: base year 2020. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–22, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.23249.053. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/23249. Acesso em: 23 dez. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Dr. Dartel Ferrari Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Graduado em Fisioterapia (1983), Doutorado em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Residência Fisioterapêutica Neurofuncional e Ortopédica Traumatofuncional (COFFITO); Quiropraxista; Especialista Lato Sensu em Biologia do Esporte e Preparação Física; Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Humanos: CEP-Unioeste; Avaliador do Sistema BASis (MEC/INEP); Tutor EaD; Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brasil.

Dr. Adelar Aparecido Sampaio, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

Possui Licenciatura Plena em Educação Física e Pedagogia, Mestrado (2008) e Doutorado (2014) em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Atualmente é professor na Universidade Federal de Moto Grosso do Sul - UFMS. Possui experiência como docente na Educação Básica (16 anos) e no Ensino Superior (14 anos). Na docência universitária, atua nos cursos de Educação Física e Pedagogia, principalmente nas disciplinas de Ensino e Aprendizagem, Didática, Políticas Educacionais, Práticas de Ensino e Estágio Curricular Supervisionado, Didática da Educação Física, Sociologia do Esporte, História da Educação Física, dentre outras. Desenvolve pesquisas relacionadas à formação docente (inicial e continuada), nos temas: saúde docente, bem-estar docente, mal-estar docente e desenvolvimento profissional docente. É autor do Programa de Apoio ao Bem-estar Docente e atua em instituições de ensino com avaliação de variáveis de saúde docente e intervenções à saúde e bem-estar de professores. É pesquisador dos grupos de pesquisas: Mal-estar e Bem-estar na Docência da PUCRS, Grupo de Pesquisa Educação Física e Saúde da Unioeste, e do Grupo de Extensão e Pesquisa em Educação Física Escolar - GEPEFE, da Unioeste. Membro da Associação Brasileira de Psicologia da Saúde.

Dr.ª Dayane Cristina de Souza, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Graduada em Educação Física, com formações em licenciatura e bacharel, especializações em Educação Especial e Atividade Física para Grupos Especiais. Mestre e Doutora em Educação Física e Saúde, com foco em treinamento físico aplicado ao tratamento de doenças crônicas. Atualmente pós doutoranda na área de Educação, com pesquisa voltada para a saúde e bem-estar docente.

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