La Hora del Cuento: un estudio en la educación primaria

Contenido principal del artículo

Dr.ª Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva Balça
https://orcid.org/0000-0002-4159-7718
Diana Patrícia Simões Linharelhos de Castro
https://orcid.org/0009-0002-7927-572X

Resumen

El presente estudio se llevó a cabo en una clase de educación primaria y se centró en la Hora del Cuento. Los objetivos del estudio fueron comprender la visión de los profesores sobre la Hora del Cuento, ampliar el repertorio literario de los/as niños/as y analizar las reacciones de los/as niños/as a la Hora del Cuento. La metodología elegida fue un enfoque de investigación-acción, valorando la capacidad reflexiva del docente sobre su propia práctica pedagógica. La observación participante permitió la recolección de datos, así como las entrevistas semiestructuradas con docentes y las voces de los/as niños/as. Los resultados de esta investigación muestran, en relación a los docentes, que no tienen conocimientos sobre la organización y dinamización de la Hora del Cuento; en relación a los/as niños/as, los resultados muestran que la Hora del Cuento impulsó su interés por los cuentos, lo que generó una mayor demanda de libros y lectura en el aula.

Métricas

Cargando métricas ...

Detalles del artículo

Cómo citar
BALÇA, Ângela M. F. M. C. de P.; CASTRO, D. P. S. L. de. La Hora del Cuento: un estudio en la educación primaria. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–19, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.23543.050. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/23543. Acesso em: 23 dic. 2024.
Sección
Dossiê: Práticas de linguagem na infância: ensinar e aprender na perspectiva discursiva e enunciativa
Biografía del autor/a

Dr.ª Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva Balça, Universidade de Évora - CIEC

Concluiu o(a) Doutoramento em Ciências da Educação em 2005/04/26 pelo(a) Universidade de Évora. É Investigador no(a) Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança e Professor Auxiliar no(a) Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais. Publicou 91 artigos em revistas especializadas. Possui 20 capítulo(s) de livros e 12 livro(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Nas suas atividades profissionais interagiu com 110 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu curriculum Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção.

Diana Patrícia Simões Linharelhos de Castro, Universidad de Évora

Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Citas

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS. 2.º ANO. 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO. PORTUGUÊS, 2018. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/1_ciclo/portugues_1c_2a_ff.pdf. Acesso em: 27 mar. 2024.

BALÇA, A. Educação literária na escola. Antares, Caxias do Sul, v. 15, n. 36, p. 1-21, 2023. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/11259. Acesso em: 28 mar. 2024.

BALÇA, A.; AZEVEDO, F. Educação literária em Portugal: os documentos oficiais, a voz e as práticas dos docentes. Revista Linhas, Florianópolis, v. 18, n. 37, p. 131-153, 2017. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818372017131. Acesso em: 27 mar. 2024.

CASTRO, R. V.; SOUSA, M. L. Hábitos e atitudes de leitura dos estudantes portugueses. In: CASTRO, R. V.; SOUSA, M. L. (org.). Entre linhas paralelas. Estudos sobre o português nas escolas. Coimbra: Angelus Novus, 1998, p. 129-147

COLOMER, T. Entrevista a Teresa Colomer sobre Educación Literaria por Cláudio Mello. Via Atlântica, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 313-326, 2015. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/100870. Acesso em: 19 mar. 2024.

CONDE, E.,; MENDINHOS, I.; CORREIA, P. Aprender com a biblioteca escolar (2.ª ed.). Lisboa: RBE, 2017.

DIONNE, A. M. Le plaisir de lire avec son enfant: un enjeu déterminant pour une pratique de littératie familiale aux multiples facettes. forumlecture.ch, n. 3, 1-11, 2013. Disponível em: https://www.forumlecture.ch/myUploadData/files/2013_3_Dionne.pdf. Acesso em: 19 mar. 2024.

FONTINHA, A. Entrevista de António Fontinha a Luís Correia Carmelo, s. d. Disponível em: https://lugar.memoriamedia.net/index.php/antonio-fontinha. Acesso em: 21 mar. 2024.

GONÇALVES, F. Ação educativo-pedagógica com os livros no grupo de bebês: potência e encantamento na educação infantil. Poiésis, Palhoça, v. 15, n. 27, p. 112-129, 2021. DOI: https://doi.org/ 10.59306/poisis.v15e272021112-129

JUNÇA, M. Educação literária e contadores de histórias: um testemunho na primeira pessoa. In: AZEVEDO, F.; BALÇA, A. (org.). Leitura e Educação Literária. Lisboa: Pactor, 2016, p. 113-120.

LINHARELHOS, D. Relatório da prática de ensino supervisionada do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico - A hora do conto...No tempo em que os animais falavam. 2019. Relatório de Estágio (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) – Universidade de Évora, Évora, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10174/26421. Acesso em: 11 mar. 2024.

MÁXIMO-ESTEVES, L. Visão Panorâmica da Investigação-Acção. Porto: Porto Editora, 2008.

MELO, S.; COSTA, P. Contributos para uma análise crítica do discurso oficial sobre educação literária. Educação em Análise, Londrina, v. 3, n. 2, 96-119, 2018. DOI: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2018v3n2p96

PAIVA, A. S. Entrevista de Ana Sofia Paiva a Luís Correia Carmelo, s. d. Disponível em: https://lugar.memoriamedia.net/index.php/ana-sofia-paiva. Acesso em: 15 mar. 2024.

PNL - PLANO NACIONAL DE LEITURA. Orientações para Actividades de Leitura. Programa - Está na Hora da Leitura 1.º Ciclo. Lisboa: Ministério da Educação. s.d.

PONTE, J. P. Investigar a nossa própria prática. In: GRUPO DE TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO (Orgs). Reflectir e investigar sobre a prática profissional. Lisboa: Associação dos Professores de Matemática, 2002, p. 5-28.

ROSÁRIO, C. O lugar da leitura de livros nas práticas culturais dos estudantes do ensino secundário e o papel das bibliotecas escolares. Uma pesquisa extensiva no distrito de Portalegre. 2018. Tese de Doutoramento (Doutoramento em Ciências da Educação) - Universidade de Évora, Évora, 2018. Disponível em: https://www.rdpc.uevora.pt/handle/10174/24486. Acesso em: 27 mar. 2024.

SALUTTO, N. “Pode deixar rasgar?” Relação e subjetividade no cotidiano com bebês e livros na creche. Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 24, p. 1-19, 2020. DOI: https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.18598

TAQUELIM, C. Animação à leitura: contributos para o desenho de uma sessão, 2009. Disponível em: http://magnetesrvk.no-ip.org/casadaleitura/portalbeta/bo/abz_indices/001823_Animacao%20a%20Leitura.pdf. Acesso em: 14 mar. 2024.

VELOSO, R. M. Curtir Literatura Infantil no Jardim de Infância, 2007. Disponível em: http://www.casadaleitura.org/portalbeta/bo/documentos/ot_li_jardinf_rveloso_a.pdf. Acesso em: 12 mar. 2024.

YUBERO, S.; LARRAÑAGA, E.; PIRES, N. Estudo sobre os hábitos de leitura dos estudantes portugueses do ensino superior. Castelo Branco: Instituto Politécnico de Castelo Branco, 2014.