A Hora do Conto: um estudo na educação primária

Conteúdo do artigo principal

Dr.ª Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva Balça
https://orcid.org/0000-0002-4159-7718
Diana Patrícia Simões Linharelhos de Castro
https://orcid.org/0009-0002-7927-572X

Resumo

O presente estudo realizou-se numa turma do 1.º ciclo do ensino básico e centrou-se na Hora do Conto. Os objetivos do estudo foram conhecer qual a visão dos docentes sobre a Hora do Conto, ampliar o repertório literário das crianças e analisar as reações das crianças em relação à Hora do Conto. A metodologia eleita foi uma aproximação à investigação-ação, valorizando-se a capacidade reflexiva do professor sobre a sua própria prática pedagógica. A observação participante permitiu a recolha de dados, bem como as entrevistas semi-estruturadas aos docentes e as vozes das crianças. Os resultados desta investigação mostram, em relação aos docentes, que estes não têm conhecimentos sobre a organização e a dinamização da Hora do Conto; em relação às crianças, os resultados mostram que a Hora do Conto potenciou o seu interesse pelas histórias, levando a uma maior procura pelos livros e pela leitura na sala.

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Detalhes do artigo

Como Citar
BALÇA, Ângela M. F. M. C. de P.; CASTRO, D. P. S. L. de. A Hora do Conto: um estudo na educação primária. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–19, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.23543.050. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/23543. Acesso em: 23 dez. 2024.
Seção
Dossiê: Práticas de linguagem na infância: ensinar e aprender na perspectiva discursiva e enunciativa
Biografia do Autor

Dr.ª Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva Balça, Universidade de Évora - CIEC

Concluiu o(a) Doutoramento em Ciências da Educação em 2005/04/26 pelo(a) Universidade de Évora. É Investigador no(a) Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança e Professor Auxiliar no(a) Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais. Publicou 91 artigos em revistas especializadas. Possui 20 capítulo(s) de livros e 12 livro(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Nas suas atividades profissionais interagiu com 110 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu curriculum Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção.

Diana Patrícia Simões Linharelhos de Castro, Universidade de Évora

Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

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