Sobre a revista

A Revista Olhar de Professor (ISSN eletrônico 1984-0187/ ISSN 1518-5648) é um periódico acadêmico, de fluxo contínuo, proposto pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (Paraná, Brasil). Desde 1998, vem divulgando pesquisas e estudos relacionados à educação e à formação de professores.

 

Foco e escopo

Publica artigos científicos e, conforme o fluxo existente, reflexões sobre experiências pedagógicas significativas, resenhas, entrevistas e textos de palestras proferidas que tragam a produção de pesquisadores ligados à pesquisa e a docência na grande área da educação. É dirigida a professores e pesquisadores, assim como a estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de Educação e das Ciências Humanas.

Áreas de interesse: Educação. Educação Superior. Formação de professores. Educação Básica.

 

Missão:

A revista tem como missão principal difundir a produção intelectual e acadêmica na área de Educação a fim de possibilitar que diferentes profissionais conheçam o trabalho de pesquisadores nacionais e internacionais; incentivar debates acadêmicos no campo da Pedagogia, assim como as discussões acerca das políticas educativas, da formação de professores, as metodologias educacionais e os saberes e práticas educativas.

 

Periodicidade

A Revista adota a publicação fluxo contínuo. Os textos são disponibilizados em formato PDF.

 

Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)

A "Revista Olhar de Professor" enfatiza a valorização das diversidades e o combate às desigualdades estruturais e reforça a necessidade de um compromisso contínuo com a diversidade, equidade e inclusão em todas as etapas da publicação científica, sem atenção aos princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade).
A equipe editorial está acompanhando as discussões da área e buscando formas de tornar o periódico cada vez mais acessível e diverso. Atualmente as publicações tem em sua maioria autoras mulheres e mantivemos ao longo da reestruturação da revista o espaço para a publicação de professores da educação básica, na seção relatos de experiência, no intuito dar visibilidade aos saberes e fazeres oriundos da educação básica. Buscamos junto ao suporte técnico a instalação do plugin que permita a leitura do site em libras, assim como estamos discutindo formas de publicação e divulgação dos artigos em áudio e vídeo.
Sobre os princípios DEIA: https://www1.abecbrasil.org.br/deia/
https://www.scielo.br/j/rbso/a/nfGZ4MGZdnCXNZKCgfNQvyL/?lang=pt

Princípios FAIR

Os princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, Reusable) são fundamentais para promover a eficiência e a transparência na gestão de dados de pesquisa. Originados no contexto da ciência aberta, os princípios FAIR têm como objetivo garantir que os dados de pesquisa sejam:

  1. Encontráveis (Findable): Os dados devem ser facilmente localizáveis por humanos e sistemas computacionais. Isso implica o uso de metadados claros e descritivos, assim como a atribuição de identificadores persistentes, como os DOIs (Digital Object Identifiers).

  2. Acessíveis (Accessible): Os dados devem ser acessíveis, de preferência, abertamente disponíveis. Mesmo quando houver necessidade de restrição de acesso, as condições de acesso devem ser claras e transparentes.

  3. Interoperáveis (Interoperable): Os dados devem ser integráveis com outros conjuntos de dados e sistemas, permitindo combinações e comparações. Isso exige o uso de formatos padronizados e vocabulários controlados.

  4. Reutilizáveis (Reusable): Os dados devem ser suficientemente bem documentados e possuírem licenças claras que permitam sua reutilização. As descrições dos dados e metadados devem incluir informações detalhadas sobre sua proveniência e condições de uso.

A aplicação dos princípios FAIR é crucial para maximizar o valor dos dados de pesquisa, promovendo sua descoberta, acesso e uso, o que pode acelerar o progresso científico e a inovação. A revista Olhar de Professor está comprometida com esses princípios, incentivando os autores a adotarem práticas que facilitem a gestão e a disseminação dos dados de pesquisa conforme os padrões FAIR.

Para mais informações sobre os princípios FAIR, consulte:

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Assinatura:

Periódico em acesso aberto e não cobra taxas para acesso aos artigos.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a  preservação e restauração.

Arquivamento - backup institucional - Backup realizado pela própria instituição diariamente em duas unidades: disco e em fita LTO 6, digno de nota que o Data Center onde é feito o backup em disco fica separado fisicamente do Data Center onde é feito o backup em fita.