Práticas corporais de aventura na Educação Física Escolar e a inclusão da criança com deficiência

Conteúdo do artigo principal

Marcos Vinícius Guimarães de Paula
Andréa Kochhann
http://orcid.org/0000-0001-6852-073X

Resumo

As reflexões apresentadas neste texto foram elaboradas a partir de experiências corporais inclusivas. O objetivo desse trabalho é discutir sobre a inclusão da criança com deficiência na Educação Física Escolar, por meio das práticas corporais de aventura. Em relação à metodologia, trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência e com abordagem qualitativa. Foram realizados momentos vivenciais de algumas práticas de aventura, bem como foram utilizados a fotografia e o desenho infantil para a análise dos dados. Nesse relato, compartilhamos vivências de três educandos com deficiência desenvolvidas em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Anápolis-Goiás. O estudo aponta que os três estudantes tiveram novas experiências corporais, sendo incluídos e tendo as suas necessidades especiais respeitadas. Destarte, pontuamos que a Educação Física na escola deve oportunizar novos movimentos e novas aprendizagens para as crianças com deficiência.


 

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
PAULA, M. V. G. de; KOCHHANN, A. Práticas corporais de aventura na Educação Física Escolar e a inclusão da criança com deficiência. Olhar de Professor, [S. l.], v. 23, p. 1–17, 2020. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15118.209209225339.0513. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15118. Acesso em: 22 nov. 2024.
Seção
Experiências Pedagógicas
Biografia do Autor

Marcos Vinícius Guimarães de Paula, Secretaria Municipal de Educação de Anápolis

Doutorando em Educação pela Universidade de Brasília/UnB. Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás/UEG. Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Goiás/UFG. Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental pela UFG. Graduado em Educação Física pela ESEFFEGO/UEG. Professor de Educação F

Andréa Kochhann, Universidade Estadual de Goiás

Pós-doutoranda em Educação pela Pontifícia Católica de Goiás/PUC-GO. Doutora em Educação pela Universidade de Brasília/UnB. Mestre em Educação pela PUC-GO. Docente da Universidade Estadual de Goiás/UEG. Coordenadora do GEFOPI – Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade.