Exame nacional do ensino médio, política educacional e proposta de formação para o desenvolvimento de habilidades e competências
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste trabalho objetiva-se compreender a relação entre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os princípios educacionais mobilizados na esfera política, mediante a análise das competências e habilidades exigidas na avaliação, tendo como parâmetro a Teoria Crítica da Sociedade. A análise realizada deixa perceber que se trata de uma forma de atender aos interesses do capital financeiro globalizado que exalta o individualismo em prol da manutenção da sociedade que impede o fortalecimento do indivíduo. O Enem, como expressão da política educacional brasileira, corrobora uma concepção formativa voltada para ajustar os sujeitos aos anseios e aos valores da sociedade vigente, cujo desenvolvimento do humano não é prioridade, portanto, participa da crise da formação.
Palavras-Chave: Teoria Crítica da Sociedade. Enem. Política Educacional.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.