Covid-19 e violência de gênero e intrafamiliar: o ensino de biologia para além dos conteúdos esperados

Conteúdo do artigo principal

Yonier Alexander Orozco Marin
Lady Johanna Herrera Vargas

Resumo

O trabalho apresenta o desenvolvimento de uma sequência didática que teve como objetivo promover reflexões de alunos da sexta série (entre 10 e 12 anos) de uma instituição de ensino particular da cidade de Bogotá, Colômbia, a partir de aulas de biologia, sobre a dinâmica de aumento da violência de gênero e intrafamiliar durante o período de quarentena, devido ao COVID-19. A atividade consistiu em desenvolver uma oficina baseada na leitura de textos que abordam o aumento da violência doméstica e de gênero em Bogotá durante este período de pandemia. Constatamos que os estudantes destacam o aumento do trabalho doméstico para as mulheres em sua casa, que alguns membros de suas famílias já passaram por episódios de violência de gênero ou intrafamiliar, discutindo algumas possibilidades de superação dessa violência. Defendemos a importância do ensino de biologia para problematizar questões relacionadas à justiça social, principalmente nos tempos do COVID-19.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
OROZCO MARIN, Y. A.; HERRERA VARGAS, L. J. Covid-19 e violência de gênero e intrafamiliar: o ensino de biologia para além dos conteúdos esperados. Olhar de Professor, [S. l.], v. 23, p. 1–7, 2020. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15985.209209226496.0614. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15985. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Caderno Temático: Covid 19 - Educação em tempo de Pandemia (Volume 1)
Biografia do Autor

Yonier Alexander Orozco Marin, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado en Biología Universidad Distrital Francisco José de Caldas (Bogotá, Colombia). Magister en Enseñanza de las Ciencias y las Matemáticas, Universidade Federal do Acre (Rio Branco, Brasil).

Lady Johanna Herrera Vargas, Corporación Tecnológica Industrial Colombiana

Licenciada em Biología Universidad Distrital Francisco José de Caldas (Bogotá, Colombia). Magíster en desarrollo sustentable y gestión ambiental de la universidad Distrital Francisco José de Caldas (Bogotá, Colombia).