Educação e vivências interculturais: contribuições dos círculos de cultura em práticas libertadoras

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Giselle Moura Schnorr
Joana D'Arc Vaz
Almir Sandro Rodrigues

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais de um trabalho coletivo que articula ações de pesquisa e de extensão adotando Círculos de Cultura como princípio pedagógico e epistemológico no campo educativo. Nestas iniciativas pesquisa e extensão são assumidas num exercício de retroalimentação, de modo dialético e dialógico, acerca de questões concretas. O estudo bibliográfico aproximou a Pedagogia Libertadora de Paulo Freire e o Programa de Transformação Intercultural da Filosofia proposto por Raúl Fornet-Betancourt tendo como questão convergências entre interculturalidade e dialogicidade na construção de “inéditos viáveis”. Aspectos do pensamento destes autores e algumas iniciativas em curso são tratados no escopo deste trabalho. Avaliamos que intervir no instituído, provocar deslocamentos em favor de um novo ethos é possível e que Círculos de Cultura se apresentam com potencial epistêmico, ético e político com contribuições às práticas interculturais libertadoras, em contraponto às formas de embrutecimento do outro e de reprodução de mentalidades colonizadas.


Palavras-chaves: Filosofia Intercultural. Pedagogia Libertadora. Círculos de Cultura. 

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Como Citar
SCHNORR, G. M. .; VAZ, J. D.; RODRIGUES, A. S. . Educação e vivências interculturais: contribuições dos círculos de cultura em práticas libertadoras. Olhar de Professor, [S. l.], v. 24, p. 1–27, 2021. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.24.16773.018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16773. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Caderno temático: A atualidade do Pensamento de Paulo Freire