Um olhar sobre as contribuições dos povos indígenas e africanos para a cultura alimentícia brasileira: uma proposta para o ensino de Ciências
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Resumo
Este artigo intenciona apresentar os resultados de uma pesquisa-ação, que teve como objetivo analisar como os conteúdos sobre nutrição podem ser aliados à perspectiva étnico-racial, baseada na lei 11.645 (BRASIL, 2008), que estabelece a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, no currículo escolar. Destarte, discutir a importância da diversidade cultural alimentícia nas aulas de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental. Para isso, realizaram-se intervenções em uma turma do 8º ano de uma Escola do Campo, localizada no município de Nova Esperança, Paraná. Desde as atividades, que objetivavam a formação multicultural discente, levando-os a ponderar sobre a necessidade do respeito e conhecimento da cultura dos povos africanos e indígenas, podemos observar que as interações com a nossa cultura são relevantes para formação social dos sujeitos, pois integram a comunidade escolar com os diversos contextos. Assim, atividades com este enfoque são importantes na aproximação entre cultura e ciência.
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