Acessibilidade arquitetônica, deficiência física e o direito à educação

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Raphael Demóstenes Cardozo
https://orcid.org/0000-0002-1983-5708
Gabriela Schneider

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetiva analisar a acessibilidade arquitetônica em escolas municipais de Pinhais, no estado do Paraná, sob o viés do direito a uma educação de qualidade e das normativas já existentes. São investigadas quatro escolas, através de um roteiro de observação composto por 122 itens e entrevista com as diretoras. O entorno da escola, estacionamento, entradas, salas de aula, biblioteca ou sala de leitura, laboratório de informática, refeitório, sanitários, recepção, bebedouro, espaço para prática esportiva, parque e pátio são alguns espaços e mobiliários observados. Com referência nos teóricos Crahay (2000) e Lucas (2001), foi possível identificar o mecanismo de manutenção da desigualdade (DEM), além da  necessidade de discutir a adaptação dos espaços, indicadores educacionais e a ampliação da política educacional voltada à acessibilidade.

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Detalhes do artigo

Como Citar
CARDOZO, R. D.; SCHNEIDER, G. Acessibilidade arquitetônica, deficiência física e o direito à educação. Olhar de Professor, [S. l.], v. 24, p. 1–23, 2021. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.24.18321.084. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/18321. Acesso em: 3 jul. 2024.
Seção
Educação Inclusiva: pesquisas, políticas e práticas pedagógicas
Biografia do Autor

Raphael Demóstenes Cardozo, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestre em Educação na linha de Políticas Educacionais pela Universidade Federal do Paraná. Graduado em Licenciatura em Matemática em 2012, sequenciado(formação específica) em Química ambiental aplicado a indústria em 2006. Tem experiência na área de educação e gestão de pessoas. Tem desenvolvido pesquisas com os temas: Acessibilidade arquitetônica, qualidade na educação básica, desigualdades na oferta educacional e infraestrutura escolar.

Gabriela Schneider, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2007), mestrado (2010) e doutorado em Educação (2014) pela mesma universidade. É professora do Departamento de Planejamento e Administração da Universidade Federal do Paraná e do programa de pós-graduação em educação. Uma das coordenadoras do Laboratório de Dados Educacionais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: condições de qualidade, infraestrutura escolar, indicadores educacionais e financiamento da educação.

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