Letramentos na escola e a formação do aluno como sujeito histórico em tempos de Saeb

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Prof.ª Mithielly Aparecida Silva
https://orcid.org/0000-0001-7361-5047
Dr.ª Maria de Lurdes Nazario
https://orcid.org/0000-0003-3343-7033

Resumo

O presente estudo analisa os eventos de letramento propostos para as aulas de língua portuguesa de duas turmas da 3ª série do ensino médio de um colégio estadual de Anápolis-GO. A pesquisa é qualitativa, tendo sido realizada entre os meses de agosto e novembro de 2021, no retorno das aulas presenciais em função da pandemia. Fundamentamos a interpretação dos dados em estudos sobre letramentos (Rojo, 2009; Soares, 2009; Street, 2014), compreendendo sua importância na formação dos alunos como sujeitos históricos, mais conscientes do seu lugar no mundo e da sua capacidade de modificar o seu contexto. Observamos um ensino voltado para obter resultados no Saeb, de maneira que as práticas de ensino realizadas nas turmas, durante os meses de estudo, tiveram como fundamento a concepção de letramento autônomo (Street, 2014), que se caracteriza por se desvincular do contexto do aluno e contribuir para a formação de sujeitos-passivos.

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Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA, M. A. .; NAZARIO, M. de L. Letramentos na escola e a formação do aluno como sujeito histórico em tempos de Saeb. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–25, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.23233.046. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/23233. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Prof.ª Mithielly Aparecida Silva, Secretaria de Educação do Estado de Goiás - SEDUC Goiás

Sou formada em Letras- Português/Inglês pela Universidade Estadual de Goiás e professora de inglês há mais de 5 anos na rede privada de ensino. Neste início de 2024, fui convocada para assumir a função de professora efetiva na Rede Estadual de Educação de Goiás.

Dr.ª Maria de Lurdes Nazario, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Doutora e Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em Língua Portuguesa pela Universo. Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Goiás. Professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás. Leciona no curso de Letras (Unidade Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas Nelson de Abreu Júnior). Tem experiência na área de Letras e Linguística, atuando com pesquisa sobre ensino de língua portuguesa, em especial, ensino de gramática em práticas de leitura e de escrita. Trabalha com o estágio supervisionado de língua portuguesa e com o Pibid de Língua Portuguesa do Curso de Letras.

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