A prática de análise linguística/semiótica nas aulas de Língua Portuguesa: um caminho enunciativo-discursivo

Conteúdo do artigo principal

Dr.ª Amanda Maria de Oliveira
https://orcid.org/0000-0003-4542-4993
Dr. Rodrigo Acosta Pereira
https://orcid.org/0000-0003-0148-8725

Resumo

O presente artigo tem como objetivo delinear um percurso enunciativo-discursivo da prática de análise linguística/semiótica (PAL/S) nas aulas do componente curricular Língua Portuguesa. Para tanto, tem como fundamento teórico discussões propostas em torno da PAL/S e o ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica, mais especificamente no Ensino Fundamental - Anos Iniciais, de maneira inter-relacionada à análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O artigo apresenta uma revisão teórica acerca do objeto de estudos, de maneira que buscamos estabelecer aproximações entre pesquisas desenvolvidas em torno da PAL/S e os referidos documentos parametrizadores à luz da perspectiva dialógica. Entendemos que, nos documentos parametrizadores, há a atuação de forças centrípetas a partir da presença do discurso da tradição, assim como forças centrífugas que buscam um ensino de natureza enunciativo-discursiva com enfoque nas práticas de leitura, produção textual oral/escrita e PAL/S

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
OLIVEIRA, A. M. de .; PEREIRA, R. A. . A prática de análise linguística/semiótica nas aulas de Língua Portuguesa: um caminho enunciativo-discursivo. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–20, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.23365.044. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/23365. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Práticas de linguagem na infância: ensinar e aprender na perspectiva discursiva e enunciativa
Biografia do Autor

Dr.ª Amanda Maria de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

É graduada em Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CNPq), mestra em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (CNPq) e doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (CNPq). Faz parte do Grupo de Estudos Linguagem e Dialogismo (GELID). Atuou como docente da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e atualmente exerce tutoria da disciplina de Gramática do Português I do curso de Letras - Português (UAB).

Dr. Rodrigo Acosta Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisador CNPq-PQ2.

Referências

ACOSTA PEREIRA, R. A prática de análise linguística/semiótica de base dialógica: reflexões para leitores iniciantes. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/2022/wp-content/uploads/2022/08/EBOOK_A-pratica-de-analise-linguisticasemiotica-de-base-dialogica.pdf. Acesso em: 20 abr. 2024.

ACOSTA PEREIRA, R.; SANTOS-CLERISI, G. D. dos. Pesquisas no Brasil Sobre A Prática de Análise Linguística de Base Dialógica. Línguas & Letras, [S. l.], v. 21, n. 49, p. 4755.20200008, 2020. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/24131. Acesso em: 15 abr. 2024.

ACOSTA PEREIRA, R.; COSTA-HÜBES, T. C. Prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa. São Carlos–SP: Pedro & João Editores, 2021. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/2022/wp-content/uploads/2022/01/Pratica-de-analise-linguistica-1-1.pdf. Acesso em: 21 fev. 2024.

ACOSTA PEREIRA, R.; COSTA-HÜBES, T. C. Prática de análise linguística/semiótica nas aulas de língua portuguesa: o que ainda precisamos discutir? Letras, v. 32, n. 64, p. 06-23, jan./jun. 2022 - DOI:10.5902/2176148569386. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/69386. Acesso em: 12 fev. 2024.

ACOSTA PEREIRA, R.; PINTO, E. C. da S. A prática de análise linguística sob a perspectiva dialógica: encaminhamentos teórico-metodológicos para o professor de língua portuguesa. In: RODRIGUES, R. H.; ACOSTA PEREIRA, R. (org.). Práticas de linguagem na esfera escolar. São Carlos-SP: Pedro & João Editores, 2018.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011 [1979].

BAKHTIN, M. Questões de Literatura e de Estética: a teoria do romance. Tradução do russo por Aurora Fornoni Bernardini et al. 7ª ed. São Paulo: Hucitec, 2014 [1975].

BAKHTIN, M. (VOLOCHÍNOV, V.). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Prefácio de Roman Yakobson; apresentação de Marina Yaguello; tradução de Michel Lahud e Yara Fratesch Vieira, com colaboração de Lúcia Teixeira Wisnki e Carlos Henrique Cruz. 13.ed. São Paulo: Hucitec, 2009 [1929].

BEZERRA, M. A.; REINALDO, M. A. Análise linguística: afinal, a que se refere? São Paulo: Cortez, 2013. (Coleção leituras introdutórias em linguagem, v.3).

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa. Brasília, DF: MEC, SEF, 1997, v.2.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): educação é a base. Brasília, DF: MEC/CONSED/UNDIME, 2018.

FENILLI, L. M. F. Trilhando caminhos para uma prática de análise linguística de base dialógica: uma proposta de elaboração didática a partir do gênero discursivo tira. Dissertação (Mestrado em Letras). Cascavel: UNIOESTE, 2020.

FRANCHI, C. Criatividade e gramática. In: FRANCHI, C.; NEGRÃO, E. V.; MÜLLER, A. L. Mas o que é mesmo “gramática”? São Paulo: Parábola Editorial, 2006 [1987], p. 33-101.

FRANCHI, C. Criatividade e gramática. São Paulo: SE/CENP, 1991

GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984.

GERALDI, J. W. Portos de passagem. 5.ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013 [1997].

KRAEMER, M. A. D.; COSTA-HÜBES, T. C. Práticas de análise linguística na BNCC: heterogeneidade constitutiva e marcada no discurso. In: ACOSTA PEREIRA, R.; COSTA-HÜBES, T. C. Prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021.p. 281-324.

POLATO, A. D. M. Análise Linguística: do estado da arte ao estatuto dialógico. 2017.231f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2017.

POLATO, A. D. M.; MENEGASSI, R. J. O conto em prática de análise linguística dialógica no Ensino Médio. In: BARROS, E. M. D. de; STRIQUER, M. dos S. D.; STORTO, L. J. (Orgs.). Propostas didáticas para o ensino da língua portuguesa. Campinas: Pontes Editora, 2018. p. 43-69.

POLATO, A. D. M.; MENEGASSI, R. J. Epistemologia teórica do nascimento da prática de análise linguística: décadas de 80 e 90. In: ACOSTA PEREIRA, R.; COSTA-HÜBES, T. da C. [Orgs.]. Prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021. p. 21-72.

RAUPP, E. S. A prática de análise linguística nas aulas de língua portuguesa: cartografia e análise dialógica dos discursos de pesquisas - dissertações e teses - produzidas no Brasil (1998-2021). 310f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Linguística, Florianópolis, 2023.

RODRIGUES, R. H. A prática de análise linguística: emergência, reenunciações, abrangência e produtividade do conceito. In: ACOSTA PEREIRA, R.; COSTA-HÜBES, T. da C. [Orgs.]. Prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021. p. 73-106.

SANTOS-CLERISI, G. D. dos. Fundamentos dialógicos para a prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa. Caminhos em Linguística Aplicada, V.20, Nº 1, 1º sem 2019, p. 108-130. Disponível em: https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/2724/1869. Acesso em: 16 out. 2024.

VOLOCHÍNOV, V. A construção da enunciação e outros ensaios. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013 [1925/1930].