Aspectos psicossociais e discursivos na apropriação da fala e da linguagem escrita
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Resumo
O tema central que move este texto é a linguagem, mais especificamente, a fala e a escrita, com o objetivo de tecer reflexões sobre aspectos psicossociais e discursivos presentes no seu processo de apropriação. Procuramos responder, assim, aos seguintes questionamentos: como os aspectos psicossociais e discursivos se imbricam na apropriação da fala e da escrita? Como os docentes podem favorecer essa apropriação? Sustentamos nossas reflexões na Psicologia Histórico-cultural e nos escritos do Círculo de Bakhtin, uma vez que essas correntes teóricas dedicam importantes reflexões sobre a linguagem, situando-a no campo social. Metodologicamente, desenvolvemos um estudo teórico-analítico, pois interessa-nos explicitar as aproximações dessas correntes teóricas quando tratam do tema sob um olhar psicossocial e discursivo. Os estudos mostram que tanto a fala como a escrita são formas de linguagem que só poderão ser apropriadas pela criança se situadas em contextos de interação, dentro dos quais a criança aprende a falar e a escrever.
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