Aspectos psicossociais e discursivos na apropriação da fala e da linguagem escrita

Conteúdo do artigo principal

Dr.ª Terezinha Conceição Costa-Hübes
https://orcid.org/0000-0002-9063-7982
Dr. Rodrigo Acosta Pereira
https://orcid.org/0000-0003-0148-8725

Resumo

O tema central que move este texto é a linguagem, mais especificamente, a fala e a escrita, com o objetivo de tecer reflexões sobre aspectos psicossociais e discursivos presentes no seu processo de apropriação. Procuramos responder, assim, aos seguintes questionamentos: como os aspectos psicossociais e discursivos se imbricam na apropriação da fala e da escrita? Como os docentes podem favorecer essa apropriação? Sustentamos nossas reflexões na Psicologia Histórico-cultural e nos escritos do Círculo de Bakhtin, uma vez que essas correntes teóricas dedicam importantes reflexões sobre a linguagem, situando-a no campo social. Metodologicamente, desenvolvemos um estudo teórico-analítico, pois interessa-nos explicitar as aproximações dessas correntes teóricas quando tratam do tema sob um olhar psicossocial e discursivo. Os estudos mostram que tanto a fala como a escrita são formas de linguagem que só poderão ser apropriadas pela criança se situadas em contextos de interação, dentro dos quais a criança aprende a falar e a escrever.

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Detalhes do artigo

Como Citar
COSTA-HÜBES, T. C.; PEREIRA, R. A. . Aspectos psicossociais e discursivos na apropriação da fala e da linguagem escrita. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–18, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.23422.055. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/23422. Acesso em: 23 dez. 2024.
Seção
Dossiê: Práticas de linguagem na infância: ensinar e aprender na perspectiva discursiva e enunciativa
Biografia do Autor

Dr.ª Terezinha Conceição Costa-Hübes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Cascavel-PR. Professora do curso de graduação em Letras - Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais - Libras e Literaturas Brasileira e Surda pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Mestre Letras e Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com Pós-Doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desenvolve pesquisas sobre Formação (inicial e continuada) de professores e ensino da Língua Portuguesa, sustentadas pela Concepção Dialógica da Linguagem.

Dr. Rodrigo Acosta Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde atua no PIBID - Língua Portuguesa, na graduação e nos Programas de Pós-graduação em Linguística (PPGLg) e Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Doutor em Linguística, na área de concentração Linguística Aplicada, na UFSC (CNPq). Pós-doutor em Linguística Aplicada na PUCSP. Membro do NELA - Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada e do Grupo de Estudos no Campo Discursivo na UFSC e no Grupo de Pesquisa Práticas discursivas na contemporaneidade na UFRN. Membro do GT - Gêneros Textuais/Discursivos da ANPOLL.

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