A prática de análise linguística/semiótica nas aulas de Língua Portuguesa: um caminho enunciativo-discursivo

Conteúdo do artigo principal

Dr.ª Amanda Maria de Oliveira
https://orcid.org/0000-0003-4542-4993
Dr. Rodrigo Acosta Pereira
https://orcid.org/0000-0003-0148-8725

Resumo

O presente artigo tem como objetivo delinear um percurso enunciativo-discursivo da prática de análise linguística/semiótica (PAL/S) nas aulas do componente curricular Língua Portuguesa. Para tanto, tem como fundamento teórico discussões propostas em torno da PAL/S e o ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica, mais especificamente no Ensino Fundamental - Anos Iniciais, de maneira inter-relacionada à análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O artigo apresenta uma revisão teórica acerca do objeto de estudos, de maneira que buscamos estabelecer aproximações entre pesquisas desenvolvidas em torno da PAL/S e os referidos documentos parametrizadores à luz da perspectiva dialógica. Entendemos que, nos documentos parametrizadores, há a atuação de forças centrípetas a partir da presença do discurso da tradição, assim como forças centrífugas que buscam um ensino de natureza enunciativo-discursiva com enfoque nas práticas de leitura, produção textual oral/escrita e PAL/S

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Detalhes do artigo

Como Citar
OLIVEIRA, A. M. de .; PEREIRA, R. A. . A prática de análise linguística/semiótica nas aulas de Língua Portuguesa: um caminho enunciativo-discursivo. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–20, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.23365.044. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/23365. Acesso em: 5 dez. 2024.
Seção
Dossiê: Práticas de linguagem na infância: ensinar e aprender na perspectiva discursiva e enunciativa
Biografia do Autor

Dr.ª Amanda Maria de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

É graduada em Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CNPq), mestra em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (CNPq) e doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (CNPq). Faz parte do Grupo de Estudos Linguagem e Dialogismo (GELID). Atuou como docente da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e atualmente exerce tutoria da disciplina de Gramática do Português I do curso de Letras - Português (UAB).

Dr. Rodrigo Acosta Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisador CNPq-PQ2.

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