O ensino da língua frente à internacionalização dos conhecimentos: qual é o espaço do professor?

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Dr. Thomas Massao Fairchild

Resumo

Discute-se a possibilidade de que o professor mantenha autonomia para elaborar as próprias aulas frente aos movimentos de circulação internacional dos conhecimentos. Para tanto, propõe-se um percurso histórico que: a) revisita a introdução da Linguística na universidade brasileira e sua relação com o ensino do português; b) aponta um deslocamento na relação proposta entre pesquisa linguística e ensino da língua concomitante à adoção de políticas de estandardização do ensino a partir da década de 1990; c) caracteriza as políticas vigentes a partir de então como calcadas em um princípio “ecumênico” que vem deslocando a produção científica nacional em favor do aumento da circulação de postulados originários de pesquisas realizadas no exterior. Ao fim, propõe-se o exame de dois exemplos de aulas elaboradas por professores que ilustram: a) movimentos de relativa preservação da autonomia para tomada de decisões; b) a reprodução de tendências ligadas à massificação e internacionalização dos conhecimentos educacionais.

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Como Citar
FAIRCHILD, T. M. O ensino da língua frente à internacionalização dos conhecimentos: qual é o espaço do professor?. Olhar de Professor, [S. l.], v. 28, p. 1–21, 2025. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.28.24023.039. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/24023. Acesso em: 5 dez. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Dr. Thomas Massao Fairchild, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. É docente da Universidade Federal do Pará desde 2009, onde atua na licenciatura em Letras – Língua Portuguesa, no Programa de Mestrado em Rede em Letras – PROFLETRAS e no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). Exerceu as funções de Diretor da Faculdade de Letras (2010-2013), Vice-Coordenador do PPGL (2017-2018) e Diretor-Adjunto do Instituto de Letras e Comunicação (2018-2022). Foi Primeiro Secretário da Associação Brasileira de Linguística – ABRALIN (2013-2015); presidente (2014-2016) e vice-presidente (2016-2018) da Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras – ANGPL; colabora com a Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán – UPNFM (Honduras) e com o Instituto Superior de Ciências da Educação – ISCED/Sumbe (Angola). Integra a rede de pesquisa Leitura, Escrita e Produção de Conhecimento no Ensino Superior – LEPCES. Lidera do Grupo de Pesquisa em Discurso, Sujeito e Ensino – DISSE. Atua na formação de professores de língua materna. Pesquisa a leitura e a produção de textos a partir de um viés que problematiza a relação entre a escrita, a subjetividade e a produção de conhecimentos. Contato: tmfairch@yahoo.com.br.

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