A autonomia do professor em questão: um estudo a partir dos conceitos de Paulo Freire e José Contreras

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Dr. Rodrigo Augusto de Souza
Alexandro José Marques

Resumo

O artigo analisa a autonomia do professor e busca entender o papel do docente no espaço escolar. Diante disso, à luz dos estudos de Paulo Freire e José Contreras, buscou-se analisar de que forma o professor tem autonomia no contexto da escola e da sala de aula. Para atingi-lo, procurou-se, também, avaliar e entender o conceito de autonomia desses dois autores; compreender a visão dos professores sobre liberdade, autonomia e tomada de decisões e; apreender a visão dos professores acerca do controle, condição de trabalho e desvalorização. A estratégia metodológica empregada foi pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, coleta dos dados por meio de dissertações, teses e análise bibliográfica. Os principais resultados demonstraram que o conceito de autonomia de Freire e Contreras não é vivenciado pela maioria dos professores, pois existe uma distorção em relação ao conceito de liberdade no seu confronto com a autonomia.

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Como Citar
SOUZA, R. A. de; MARQUES, A. J. . A autonomia do professor em questão: um estudo a partir dos conceitos de Paulo Freire e José Contreras. Olhar de Professor, [S. l.], v. 28, p. 1–24, 2025. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.28.25001.047. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/25001. Acesso em: 14 dez. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Dr. Rodrigo Augusto de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Realizou estágio de Pós-Doutorado na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 

Alexandro José Marques, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professor da Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande - MS.

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