Análise das pesquisas recentes (2000 a 2010): da relação entre educação ambiental e livro didático - DOI: 10.5212/OlharProfr.v.14i2.0002
Main Article Content
Abstract
A educação ambiental apresenta-se atualmente como um vasto campo de pesquisa. Existem revistas especializadas, eventos, linhas e grupos de pesquisas que desenvolvem diversas investigações sobre esse assunto. E, no contexto escolar, o livro didático se apresenta como uma fonte de informações bastante utilizada por professores e estudantes, além de receber grande investimento pelo governo. Frente a esse cenário, este artigo teve como objetivo mapear as investigações recentes, como artigos publicados em revistas especializadas, dissertações e teses defendidas entre os anos de 2000 a 2010 que relacionam os temas “educação ambiental” e “livro didático”. Por meio de uma pesquisa bibliográfi ca foram localizados 13 artigos, 32 dissertações e uma tese com tal relação temática. Diante dos dados, observou-se que a maior parte das pesquisas apresenta-se desarticulada e se mantém restrita à análise dos livros didáticos, e poucas buscam relacionar o livro didático com o seu uso e concepções por parte dos professores, alunos e acadêmicos. Isso demonstra que as pesquisas que envolvem a educação ambiental e os livros didáticos ainda possuem muitas questões a serem investigadas, como o uso dos livros didáticos pelos professores e alunos; ou, ainda, podem relacionar disciplinas diferentes, séries, modalidades de ensino, momentos históricos, correntes de educação ambiental, metodologias de pesquisas variadas, inclusive os processos de transposição didática e adaptação do conhecimento que estão nos livros didáticos até o trabalho em sala de aula.
Downloads
Article Details
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
a) Authors keep the copyrights and concede the right of its first publication to the magazine. The work piece must be simultaneously licensed on the Creative Commons Attribution License which allows the paper sharing, and preserves both the author identity and the right of first publication to this magazine.
b) Authors are authorized to assume additional contracts separately, to not-exclusively distribution of the paper version published in this magazine (e.g.: publish in institutional repository or as a book chapter), with the author identity recognition and its first publication in this magazine.
c) Authors are permitted and stimulated to publish and distribute their papers online (e.g.: in institutional repository or on their personal webpage), considering it can generate productive alterations, as well as increase the impact and the quotations of the published paper.
d) This journal provides public access to all its content, as this allows a greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of the research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this site will be used exclusively for the purposes of the journal and are not available for other purposes.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.