Imprensa, Primeira República e projeto civilizatório em pesquisas sobre a história da Educação

Autores

  • Sandra do Rocio Ferreira Leal Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Maria Isabel Moura Nascimento UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.002

Resumo

Este artigo analisa teses e dissertações que utilizaram a imprensa como fonte primária e/ou objeto de análise, cujo recorte temporal incluiu a primeira década da Primeira República e o projeto liberal civilizatório desse período. Esta pesquisa foi realizada por meio da Plataforma Sucupira, em 2017, em todos os programas de Pós-Graduação em Educação, linha de pesquisa História da Educação. Os resultados evidenciam que a imprensa era uma importante disseminadora do ideário liberal em iniciativas que propunham projetos civilizatórios para o Brasil republicano. Além disso, identifica temas e abordagens teórico-metodológicas privilegiadas nas pesquisas sobre imprensa, no início da Primeira República, na área da História da Educação, com destaque para os resultados encontrados.

 

Palavras-chave: Imprensa. Primeira República. Projeto civilizatório.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2019-09-23

Como Citar

LEAL, S. do R. F.; NASCIMENTO, M. I. M. Imprensa, Primeira República e projeto civilizatório em pesquisas sobre a história da Educação. Práxis Educativa, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 832–846, 2019. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.14n3.002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/12742. Acesso em: 22 nov. 2024.