Contribuições do materialismo histórico-dialético para refletir sobre a valorização docente e hora-atividade da microrregião de Irati-PR
DOI:
https://doi.org/10.5212/retepe.v.7.20220.004Abstract
O objetivo geral deste artigo foi articular discussões realizadas durante a disciplina “Introdução ao Materialismo Histórico e Dialético”, organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no primeiro semestre de 2021, com aspectos relacionados à pesquisa desenvolvida em nível de Mestrado. Os objetivos específicos foram: discutir os fundamentos do método materialista histórico-dialético, discorrer sobre questões relacionadas à categoria “trabalho” e apresentar dados relacionados à efetivação da hora-atividade na microrregião de Irati, Paraná (PR). Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, com base nos textos estudados nas aulas, e os dados obtidos para pesquisa mais ampla sobre o cumprimento de hora atividade da microrregião de Irati-PR, coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, foram analisados. Mediante as discussões teóricas e os dados obtidos, concluiu-se: a) o materialismo histórico-dialético é um método desenvolvido por Marx e sua aplicação não ocorre por meio de regras a serem seguidas; b) a utilização do materialismo histórico-dialético requer uma postura do pesquisador e um conhecimento da teoria e do método marxiano; c) a discussão da categoria de conteúdo “trabalho” é de fundamental importância, considerando que é a categoria fundante do ser social; d) as realidades estudadas não oferecem condições de trabalho docente adequadas, no que se refere ao cumprimento da hora-atividade, conforme estabelecido em legislação.
Palavras-chave: Materialismo histórico-dialético. Trabalho. Valorização docente.
Metriken
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
__________
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
1. Los autores conservan los derechos de autor y garantizan a la revista el derecho de ser la primera publicación del trabajo al igual que licenciado bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional que permite a otros compartir el trabajo con un reconocimiento de la autoría del trabajo y la publicación inicial en esta revista.
2. Los autores pueden establecer por separado acuerdos adicionales para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en la revista (por ejemplo, situarlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro), con un reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
3. Se permite y se anima a los autores a difundir sus trabajos electrónicamente (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su propio sitio web) antes y durante el proceso de envío, ya que puede dar lugar a intercambios productivos, así como a una citación más temprana y mayor de los trabajos publicados (Véase The Effect of Open Access) (en inglés).
__________
If the article is accepted for publication, copyright of this article will be vested in the The Journal of Theoretical and Epistemological Studies on Education Policy.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.