A formação de pesquisadores na área da educação: análise da literatura em espanhol
DOI:
https://doi.org/10.5212/retepe.v.8.21789.010Abstract
O artigo apresenta uma revisão de literatura sobre a formação de pesquisadores na área da Educação na literatura em língua espanhola. Foram catalogados 64 trabalhos, os quais foram agregados em quatro categorias de análise. Os textos estudados integram o acervo bibliográfico de uma pesquisa mais ampla já concluída, que teve como objeto de estudo a formação de pesquisadores para o campo da Política Educacional no Brasil. De modo geral, este estudo aponta que a formação de pesquisadores em Educação na literatura em língua espanhola discute importantes aspectos, dentre as quais: didático-pedagógico, contextual, individual e culturas de formação. O ato de pesquisar compreende um ofício, a prática da pesquisa não é uma habilidade natural do pesquisador, mas é a consequência de um trabalho que pode ser aprendido e também ensinado. Os pesquisadores são formados em instituições marcadas por estrutura de poder e relações hierárquicas, a qual recebe interferência de diferentes fatores, a saber: individual, contextual, didático-pedagógico, cultural, etc.
Palavras-chave: Educação. Formação de pesquisadores. Revisão de literatura.
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