La investigación en Política Educativa y la teoría de la complejidad en Brasil (2014-2018)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.5.16733.020

Resumen

Este estudio tiene como objetivo analizar las características epistemológicas de los artículos científicos publicados en revistas especializadas del campo de la Política Educativa que utilizaron principios de la teoría de la complejidad como referencia analítica en el período de 2014 a 2018. El estudio es resultado parcial de una investigación cualitativa, exploratoria en cuanto a los objetivos y teórico-bibliográfica en cuanto a los procedimientos. Para abordar el objeto de estudio desde el Enfoque de la Epistemología de la Política Educativa (EEPE), se tiene como motivación la falta comprobada de teorización o la fragilidad teórica de las investigaciones sobre políticas educativas, como señalan los estudios de Carvalho y Fávero (2020), Fávero y Tonieto (2016a, 2016b), Mainardes (2009, 2016, 2017, 2018a, 2018b), Stremel (2016), Tonieto (2018), Tonieto y Fávero (2017, 2020). Inicialmente, se presentan las características generales de la teoría de la complejidad, acompañadas de los aspectos metodológicos del estudio y el corpus de la investigación; y, en seguida, se presentan los resultados de la metainvestigación, acompañados de comentarios de carácter analítico.

Palabras clave: Metainvestigación. Teoría de la complejidad. Política Educativa.

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Biografía del autor/a

Roberta Cajaseiras de Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

Doutora em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Especialista em Gestão de Ambientes Costeiros Tropicais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Bacharel em Turismo pela UFPE. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Tem experiência nas áreas de turismo e educação, com ênfase nos temas: planejamento turístico, patrimônio cultural, gestão ambiental, eventos e capacitação, aperfeiçoamento e qualificação profissional. Integrante do Projeto de Pesquisa Docência Universitária, políticas educacionais e expansão d a educação superior: perspectivas e desafios. 

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo

Possui Pós-Doutorado (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutorado em Educação (UFRGS), Mestre em Filosofia do Conhecimento (PUC/RS), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). Atua como professor e pesquisador no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da UPF, onde coordena o projeto de Pesquisa Docência Universitária, políticas educacionais e expansão da educação superior: perspectivas e desafios (em andamento desde março de 2012). Além de diversas publicações em periódicos qualificados e várias editoras, pela Mercado de Letras é autor do livro Educar o educador: reflexões sobre formação docente (em coautoria com Carina Tonieto, lançado em 2010) e é organizador das Coletâneas Leituras sobre John Dewey e a educação (em co-organização com Carina Tonieto lançado em 2011), Leituras sobre Hannah Arendt: educação, filosofia e política (em co-organização com Edison Alencar Casagranda, lançado em 2012), Leituras sobre Richard Rorty e a educação (em co-organização com Carina Tonieto, lançado em 2013) e Docência Universitária: pressupostos teóricos e perspectivas didáticas (em co-organização com Carina Tonieto e Leandro Carlos Ody, lançado em 2015). Pela Editora CRV publicou Espaço Europeu de Educação Superior (EEES) para além da Europa (em co-organização com Maria de Lurdes Pinto de Almeida e Afrânio Mendes Catani, publicado em 2015) e Políticas de Educação Superior e Docência Universitária: diálogos Sul-Sul (em co-organização com Gionara Tauchen, lançado em 2016).

Publicado

2020-09-18

Cómo citar

CAJASEIRAS DE CARVALHO, R.; FÁVERO, A. A. La investigación en Política Educativa y la teoría de la complejidad en Brasil (2014-2018). Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 5, p. 1–20, 2020. DOI: 10.5212/retepe.v.5.16733.020. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/16733. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artículos