História e Região: inovação e industrialização na economia salineira fluminense. DOI: 10.5212/Rev.Hist.Reg.v.15i2.184210
Palabras clave:
História Regional, História Econômica, História de Empresas, História e Desenvolvimento.Resumen
O artigo pretende retomar a história da indústria extrativa do sal e de seus derivados na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, tema pouco estudado pela historiografia. Cabe ressaltar que a produção salineira fluminense desde o século XIX expressava junto com o café e a cana-de-açúcar um dos principais itens da economia fluminense. No segundo governo Vargas, as antigas salinas iriam conviver com a reestruturação do parque salineiro, em face da remodelação e implantação de novas empresas, com o apoio do Estado, como a Companhia Salinas Perynas e a Refinaria Nacional do Sal, imprimindo mudanças na paisagem regional. Para superar a dependência ao produto importado e a frágil indústria de álcalis sódicos no país, cuja material prima básica era o sal, o esforço maior resultaria da criação na Companhia Nacional de Álcalis – CNA, como parte do projeto nacional-desenvolvimentista.Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.