Docentes da Educação Infantil rememorando suas infâncias: o perigo da idealização do que seja ser criança

Conteúdo do artigo principal

Jónata Ferreira de Moura
http://orcid.org/0000-0002-7733-5568

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as visões de seis professoras da Educação Infantil da rede municipal de Imperatriz/MA sobre infância e criança na contemporaneidade, tomando como fonte suas narrativas orais. Realiza-se uma investigação do tipo biográfica, com uso de Entrevistas Narrativas à seis professoras, como dispositivo para produção dos dados, as quais foram analisadas a partir da proposta de Fritz Schütze (2011). Suas narrativas desvendam suas experiências como criança e mostram muito do que pensam sobre infância, apresentando indícios do que, para elas, é ser criança na contemporaneidade. Conhecer as trajetórias de vida de professores é fundamental para quem atua como formador nos cursos de formação de professores, pois se trata de, dentre tantas coisas, possibilitar a desmistificação de uma infância ideal, de um modelo de criança, possibilitando que eles (re)pensem o que seja ser criança na contemporaneidade para não caírem na falsa ideia da idealização. 

Downloads

Métricas

PDF views
483
Jul 10 '20Jul 13 '20Jul 16 '20Jul 19 '20Jul 22 '20Jul 25 '20Jul 28 '20Jul 31 '20Aug 01 '20Aug 04 '20Aug 07 '202.0
| |
Other format views
58
Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 20265.0
|

Detalhes do artigo

Como Citar
MOURA, J. F. de. Docentes da Educação Infantil rememorando suas infâncias: o perigo da idealização do que seja ser criança. Olhar de Professor, [S. l.], v. 23, p. 1–14, 2020. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.23.2020.14899.209209225408.0427. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14899. Acesso em: 9 maio. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Jónata Ferreira de Moura, Universidade Federal do MaranhãoCentro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia

Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco. Especialista em Educação Infantil pela Faculdade de Educação Santa Terezinha. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão e em Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão. Docente da Universidade Federal do Maranhão (CCSST/UFMA), atuando no curso de Pedagogia. Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOGraph).

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.