PROBLEMATIZANDO OS PCNEM+ PARA A ATIVIDADE DOCENTE DE FILOSOFIA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.123135

Conteúdo do artigo principal

Edson Jacinski
José Rogério Vitkowski

Resumo

Resumo: O presente texto estabelece um diálogo com os PCN+ e explora a relação entre filosofia, educação e ensino, a partir da prática educacional auto-reflexiva dos autores, fecundada pela perspectiva teórica de Deleuze e Felix Guatari. Pretende-se aqui explicitar alguns dos principais sentidos da atividade filosófica na educação formal  secundária buscando-se elementos que possibilitem revitalizar a atividade docente. Desse modo, a abordagem se dá a partir da perspectiva do ensino, problematizando posturas didático-pedagógicas e as ambigüidades da inserção institucional da Filosofia como disciplina, sem descurar da necessária demarcação epistêmica. A abordagem de tais questões opera-se a partir da perspectiva da metarreflexão sobre a própria filosofia, sugerindo-se a superação do ensino da Filosofia como atividade meramente contemplativa, reflexiva ou comunicativa e propondo-se pensá-la na ótica deleuziana como criação de conceitos, o que pode permitir uma ressignificação da tradição filosófica, redimensionando criticamente o olhar sobre o cotidiano.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
377
Jul 2009Jan 2010Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202637
|

Detalhes do artigo

Como Citar
JACINSKI, E.; VITKOWSKI, J. R. PROBLEMATIZANDO OS PCNEM+ PARA A ATIVIDADE DOCENTE DE FILOSOFIA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.123135. Olhar de Professor, [S. l.], v. 11, n. 1, 2009. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.11i1.123135. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1503. Acesso em: 15 abr. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo