EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO PARA UMA VIDA DECENTE

Conteúdo do artigo principal

José Rogério Vitkowski

Resumo

Esse trabalho, de natureza conceitual e de índole filosófica, aborda questões ligadas à epistemologia e educação e é fruto de pesquisa bibliográfica e da reflexão do autor. Diante dos desafios que permanentemente se põem à sociedade e aos diferentes espaços-tempo educacionais, é necessário considerar que as iniciativas e os caminhos a serem apontados para a solução de problemas não são somente de caráter técnico, mas trazem imbricadamente questões de fundo epistemológico. Nessa perspectiva, cada dia mais toma vulto a incursão de cunho filosófico que evidencia a crise de um modelo científico, denominado por pesquisadores como paradigma cartesiano-newtoniano. Desse movimento, surge o propósito do encontro e desenvolvimento de um novo paradigma, que vem sendo enunciado de diversas formas. Na perspectiva de Boaventura de Souza Santos, é compreendido como um paradigma de “Um conhecimento prudente para uma vida decente’’. A partir dessa abordagem busca-se fecundar as diferentes práticas educativas na sociedade contemporânea, particularmente na escola .

Downloads

Métricas

Visualizaciones del PDF
529
Jul 2009Jan 2010Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202630
|

Detalhes do artigo

Como Citar
VITKOWSKI, J. R. EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO PARA UMA VIDA DECENTE. Olhar de Professor, [S. l.], v. 7, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1411. Acesso em: 11 maio. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo