EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO PARA UMA VIDA DECENTE
Contenido principal del artículo
Resumen
Esse trabalho, de natureza conceitual e de índole filosófica, aborda questões ligadas à epistemologia e educação e é fruto de pesquisa bibliográfica e da reflexão do autor. Diante dos desafios que permanentemente se põem à sociedade e aos diferentes espaços-tempo educacionais, é necessário considerar que as iniciativas e os caminhos a serem apontados para a solução de problemas não são somente de caráter técnico, mas trazem imbricadamente questões de fundo epistemológico. Nessa perspectiva, cada dia mais toma vulto a incursão de cunho filosófico que evidencia a crise de um modelo científico, denominado por pesquisadores como paradigma cartesiano-newtoniano. Desse movimento, surge o propósito do encontro e desenvolvimento de um novo paradigma, que vem sendo enunciado de diversas formas. Na perspectiva de Boaventura de Souza Santos, é compreendido como um paradigma de “Um conhecimento prudente para uma vida decente’’. A partir dessa abordagem busca-se fecundar as diferentes práticas educativas na sociedade contemporânea, particularmente na escola .
Métricas
Cargando métricas ...
Detalles del artículo
Cómo citar
VITKOWSKI, J. R. EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO PARA UMA VIDA DECENTE. Olhar de Professor, [S. l.], v. 7, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1411. Acesso em: 22 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos em fluxo contínuo