Lugares da mulher na literatura infanto-juvenil: análise de livros que propõem uma discussão do papel da mulher na sociedade de maneira não estereotipada

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Marco Antonio Bettine de Almeida
Olivia Rall

Resumo

Ao problematizar o discurso presente em livros infanto-juvenis a partir de um olhar feminista, baseado
em Linda Nicholson, Joan Scott, Guacira Lopes Louro e Paulo Freire pretende-se debater as maneiras como são representadas as mulheres na literatura, bem como os demais âmbitos sociais que as contemplam ou não, como: família, trabalho, política. Acreditando que as identidades advêm de relações construídas social e discursivamente, busca-se tematizar para desconstruir conceitos que ainda são tidos como naturais. Com o objetivo de que professores possam partir dos livros analisados para incitar os estudantes a enxergarem os personagens e o enredo por outro panorama, de modo a visar a possibilidade de emancipação do  pensamento por parte de todos os envolvidos no processo educacional. Os resultados serão apresentados pelas categorias: Empoderamento Feminino, Participação Política, Identidade, A Mulher Emancipada e os Contos de Fadas. Visamos auxiliar professores e quem mais se propor a fazer uma leitura com o propósito de engrandecer o olhar da criança para as diferenças.

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Como Citar
BETTINE DE ALMEIDA, M. A.; RALL, O. Lugares da mulher na literatura infanto-juvenil: análise de livros que propõem uma discussão do papel da mulher na sociedade de maneira não estereotipada. Olhar de Professor, [S. l.], v. 23, p. 1–16, 2020. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15813.209209225983.0604. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15813. Acesso em: 25 dez. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Marco Antonio Bettine de Almeida, Universidade de São Paulo - USP-IEA

Professor Pós-Doutor e Coordenador do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política da Universidade de São Paulo (USP).

Olivia Rall, Universidade de São Paulo - USP

Mestra em Ciências pelo Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política pela Universidade de São Paulo (USP), Pedagoga pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Professora do Ensino Fundamental pela Rede Municipal de Guarulhos (SP).