Lugares da mulher na literatura infanto-juvenil: análise de livros que propõem uma discussão do papel da mulher na sociedade de maneira não estereotipada
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Ao problematizar o discurso presente em livros infanto-juvenis a partir de um olhar feminista, baseado
em Linda Nicholson, Joan Scott, Guacira Lopes Louro e Paulo Freire pretende-se debater as maneiras como são representadas as mulheres na literatura, bem como os demais âmbitos sociais que as contemplam ou não, como: família, trabalho, política. Acreditando que as identidades advêm de relações construídas social e discursivamente, busca-se tematizar para desconstruir conceitos que ainda são tidos como naturais. Com o objetivo de que professores possam partir dos livros analisados para incitar os estudantes a enxergarem os personagens e o enredo por outro panorama, de modo a visar a possibilidade de emancipação do pensamento por parte de todos os envolvidos no processo educacional. Os resultados serão apresentados pelas categorias: Empoderamento Feminino, Participação Política, Identidade, A Mulher Emancipada e os Contos de Fadas. Visamos auxiliar professores e quem mais se propor a fazer uma leitura com o propósito de engrandecer o olhar da criança para as diferenças.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.