A Educação Infantil no contexto da pandemia: os possíveis enfrentamentos após a publicação do Parecer 05/2020

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Cassiana Magalhães
Cristiane dos Santos Farias
https://orcid.org/0000-0001-6720-5033

Resumo

O presente artigo pretende discutir o Parecer 05/2020 do Conselho Nacional de Educação (CNE) e os possíveis enfrentamentos no contexto da Educação Infantil. A questão orientadora foi delineada da seguinte forma: como a Educação Infantil é afetada pela pandemia da COVID-19? A questão se faz necessária pela garantia dos direitos conquistados duramente no campo da educação das crianças, especialmente ao fato de serem educadas em espaços coletivos, não domésticos (BRASIL, 2009), e agora na possibilidade de realização de atividades a distância, especialmente na modalidade EAD, por meio de videoaulas e outros recursos virtuais para crianças pequenas, o que pode demarcar ainda mais as condições de desigualdade social.  A composição da escrita é de cunho bibliográfico e os resultados encaminham para a necessidade de enfrentamento por meio da resistência, o que não significa abandonar as crianças em tempos de pandemia, ao contrário, é necessário criar as formas mais adequadas de atendê-las.

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Detalhes do artigo

Como Citar
MAGALHÃES, C.; FARIAS, C. dos S. . A Educação Infantil no contexto da pandemia: os possíveis enfrentamentos após a publicação do Parecer 05/2020. Olhar de Professor, [S. l.], v. 24, p. 1–9, 2021. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.24.15877.019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15877. Acesso em: 7 maio. 2025.
Seção
Caderno Temático: Covid 19 - Educação em tempo de Pandemia (Volume 2)
Biografia do Autor

Cassiana Magalhães, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Pós-doutora em Educação pela Universidade de Évora – Portugal. Doutorado em Educação (UNESP – Marília – SP); Mestrado em Educação (UEL – Londrina – PR). Líder do grupo de pesquisa Travessias Luso-Brasileiro na Educação da Infância. Docente do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina

Cristiane dos Santos Farias, Universidade Estadual de Londrina

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Londrina – PR.  Integrante do grupo de pesquisa Travessias Luso-Brasileiro na Educação da Infância. Docente Auxiliar do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina – Docente da Educação Básica na etapa da Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Educação de Londrina-PR e tutora presencial de licenciaturas da Universidade do Norte do Paraná