Movimento, criação e expressão em tempos de pandemia: reflexões sobre o ensino de Educação Física e Artes nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Conteúdo do artigo principal

Achilles Alves de Oliveira
https://orcid.org/0000-0001-7478-0810
Sara Scholze
https://orcid.org/0000-0003-2451-0331

Resumo

Este artigo apresenta uma breve reflexão de dois professores de educação básica considerando possibilidades e desafios do contexto da pandemia de COVID-19, causada pelo novo coronavírus. Para discutir sobre o processo de ensino-aprendizagem nesse contexto, parte-se da experiência de 11 semanas de ensino mediado por tecnologias nas disciplinas de Educação Física e Artes nos anos iniciais do ensino fundamental em uma instituição de ensino privada do Distrito Federal, Brasil. Busca-se iniciar uma discussão a respeito das mudanças vividas na educação durante esse período e suas possíveis implicações futuras.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
594
May 10 '21May 13 '21May 16 '21May 19 '21May 22 '21May 25 '21May 28 '21May 31 '21Jun 01 '21Jun 04 '2110
| |
Outros formatos de visualizações
36
Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 20263.0
|

Detalhes do artigo

Como Citar
OLIVEIRA, A. A. de .; SCHOLZE, S. Movimento, criação e expressão em tempos de pandemia: reflexões sobre o ensino de Educação Física e Artes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Olhar de Professor, [S. l.], v. 24, p. 1–8, 2021. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.24.15979.045. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15979. Acesso em: 16 mar. 2025.
Seção
Caderno Temático: Covid 19 - Educação em tempo de Pandemia (Volume 2)
Biografia do Autor

Achilles Alves de Oliveira, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF

Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias (UEG), Especialista em Educação e Tecnologias (UFScar) e Psicomotricidade (Faculdade JK/IEPSE), é licenciado em Educação Física (UnB) e Pedagogia (FACIBRA). É professor de educação básica na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Com experiência nas áreas de Educação Física Escolar e Educação e Tecnologias, como pesquisador tem interesse pelas temáticas de: corpo e movimento, metodologias ativas, ensino híbrido, educação a distância (EaD) e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).

Sara Scholze, Universidade de Brasília

Mestre em Arte Contemporânea pela Universidade de Brasília, com atuação em Teoria Crítica e História da Arte. Especialização em andamento em Educação e Tecnologias (UFScar). Possui bacharelado e licenciatura em Artes Visuais (UnB). Atua como arte-educadora na educação básica, com experiência na pré-escola e anos iniciais do ensino fundamental. Como pesquisadora, tem interesse pelas temáticas: arte-educação; metodologias ativas e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC); semiótica plástica; processos de sobrevivência das imagens e História da Cultura. 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.