Pedagogias culturais em tempos de pandemia: educações nos muros de Londrina

Conteúdo do artigo principal

Alexandre Luiz Polizel
Bruna Adriane Fary
https://orcid.org/0000-0002-2382-6572
Cristiane Beatriz Dal Bosco Rezzadori
https://orcid.org/0000-0003-0227-7591

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo traçar considerações acerca das pedagogias culturais nos muros do município de Londrina-PR em tempos de pandemia. Para tal lançamos mãos de um olhar hermenêutico ancorado nos Estudos Culturais das Ciências e das Educações, de base epistêmica em Michel Foucault e Bruno Latour. A interpretativa é lançada a partir de dois pixo nas paredes da região central do município de Londrina-Paraná no início da pandemia de COVID-19, sendo o registro foto-capitado em abril de 2020. A partir da leitura de ambos é possível a taxonomização de duas pedagogias culturais operantes que orientam este manuscrito: a) O reiterar de técnicas de prevenção para com as infecções virais; e b) Uma crítica sócio-cultural das possibilidades éticas do cuidado de si.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
454
Jun 13 '21Jun 16 '21Jun 19 '21Jun 22 '21Jun 25 '21Jun 28 '21Jul 01 '21Jul 04 '21Jul 07 '21Jul 10 '2129
| |
Outros formatos de visualizações
36
Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 20264.0
|

Detalhes do artigo

Como Citar
POLIZEL, A. L.; FARY, B. A.; DAL BOSCO REZZADORI, C. B. Pedagogias culturais em tempos de pandemia: educações nos muros de Londrina. Olhar de Professor, [S. l.], v. 24, p. 1–7, 2021. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.24.16067.060. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16067. Acesso em: 9 abr. 2025.
Seção
Caderno Temático: Covid 19 - Educação em tempo de Pandemia (Volume 2)
Biografia do Autor

Alexandre Luiz Polizel, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR/Campo Mourão

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina. Professor no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina. E-mail: Alexandre_polizel@hotmail.com

Bruna Adriane Fary, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda (2017 - atual) e Mestra (2015 - 2017) em Ensino de Ciências e Educação Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM) da Universidade Estadual de Londrina (UEL - Londrina). Especialista em Neuroaprendizagem e Educação e Sociedade (2019 - 2020) pela Faculdade São Braz. Licenciada em Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR - Apucarana (2011 - 2015). Membra do GEPPMat - Grupo de Estudo e Pesquisa do Pensamento Matemático (UEL).

Cristiane Beatriz Dal Bosco Rezzadori , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Londrina.

 Professora do Departamento de Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Londrina. Mestre (2013) e Doutora (2017) em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Licenciada em química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2002). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educações, Narrativas, Culturas e Ciências (UTFPR-GEPENC).

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.