Paulo Freire e a educação-mundo: formação para a liberdade e a vivência na cidade

Conteúdo do artigo principal

Vivian Martins
Gabriela Sousa Ribeiro

Resumo

Considerando a importância da vivência da e na cidade para a educação, este trabalho objetiva compreender, em contexto de pesquisa-formação na cibercultura, como a teoria do conhecimento de Paulo Freire pode ser entrelaçada com os estudos de ampliação da educação para além das instituições escolares, considerando a vivência dos estudantes em seus territórios, suas culturas e suas identidades construídas nas experiências urbanas. O referencial teórico é constituído pelas obras de Paulo Freire e de outros autores que relacionam educação e cidade. Utilizando a metodologia da pesquisa-formação na cibercultura, o contexto da pesquisa foi no curso Formação docente para comunicação, cultura e arte. Buscamos conversar com os dados a partir de três noções: existência problematizadora que modifica o mundo, docência que respeite os saberes dos educandos e esperançar um novo mundo. A educação freiriana para ressignificar vivências e percepções urbanas mostra-se fundamental para construção de um mundo mais justo e diverso.


 

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
MARTINS, V.; SOUSA RIBEIRO, G. . Paulo Freire e a educação-mundo: formação para a liberdade e a vivência na cidade. Olhar de Professor, [S. l.], v. 23, p. 1–18, 2020. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16784.209209229472.0829. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16784. Acesso em: 16 abr. 2024.
Seção
Caderno temático: A atualidade do Pensamento de Paulo Freire
Biografia do Autor

Vivian Martins, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na linha de pesquisa Cotidianos, redes educativas e processos culturais. Possui mestrado em Educação pela UERJ, especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF) - 2015, MBA em Gestão de Recursos Humanos pela UFF - 2011, Licenciatura e Bacharelado em Pedagogia pela UERJ - 2009. Professora e pesquisadora de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Membro do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (UERJ), do Grupo de pesquisa Território, Cultura e Identidade (IFRJ) e do grupo Literacia visual: pesquisa, ensino e formação docente em Artes (INES). Site: http://docenciaonline.pro.br/moodle/course/view.php?id=87 

Gabriela Sousa Ribeiro, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Professora e pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ, campus Belford Roxo. Doutora em Urbanismo (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (PROURB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Design (2008), com área de concentração em Ergonomia, e Especialista em Ergonomia (2007), pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduação em Desenho Industrial (2006) pela Universidade Federal do Maranhão. Atua, principalmente, nas áreas: cidade e cultura, território, identidade e aspectos socioculturais, design de produto, acessibilidade integral e intervenções ergonômicas. Líder do Grupo de Pesquisa Território, Cultura e Identidade, certificado pelo CNPq/IFRJ.