Experiência estética infantil e a relação com obra de arte nos espaços artísticos

Conteúdo do artigo principal

Fernanda Ferreira de Oliveira
https://orcid.org/0000-0001-5390-1206

Resumo

O presente texto tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre experiência estética na educação infantil, por meio do ato de garimpar e analisar a documentação pedagógica, que por sua vez carrega as minúcias e os indícios de experiências estéticas infantis, que são resultados de um projeto educativo de Ocupação de espaços públicos e culturais artísticos por crianças pequenas entre 4 e 6 anos na cidade de Piracicaba. As crianças participantes do referido projeto colaboraram no desenvolvimento da pesquisa de mestrado no qual é exposto o presente artigo. A discussão do direito à cidade e ocupação perpassa a ideia de formação estética como parte da formação integral de crianças pequenas. Walter Benjamin e Lev Vigotski foram considerados como aportes teóricos para embasar a construção conceitual da experiência estética infantil

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
OLIVEIRA, F. F. de. Experiência estética infantil e a relação com obra de arte nos espaços artísticos. Olhar de Professor, [S. l.], v. 24, p. 1–18, 2021. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.24.17645.078. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/17645. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Práticas artísticas contemporâneas, crianças e docência: experiências estéticas
Biografia do Autor

Fernanda Ferreira de Oliveira, EMI Piracicaba - SP

Doutoranda e Mestra em educação PPGE- UNIMEP. Professora de Educação Infantil. EMI Piracicaba.

Referências

BENJAMIN, Walter. Infância em Berlim por volta de 1900. Obras escolhidas. v. II: Rua de Mão Única. São Paulo: Brasiliense, 1987.
___________ A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. Tradução e notas Francisco De Ambrosis Pinheiro Machado. Porto Alegre: Zourk, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional da Educação. Câmara Nacional de Educação Básica Diretoria de Currículos de Educação Integral. Brasília: MEC,SEB, DICEI, 2013.
CRUZ, M. Modos de Participação do adulto em processo de produção de significações: apontamentos para a investigação da formação de professores de educação infantil. Anais IX Congresso estadual paulista sobre formação de educadores. UNESP, p. 231-238, 2007.
_____. Literatura e educação estética na infância. 20° COLE Nas dobras do (im) possível. Mesa-redonda: Cultura, literatura e educação infantil. Campinas, 11 a 15 de julho, 2016 (no prelo).
GAGNEBIN, Jeanne Marie. De uma estética da visibilidade a uma estética da tatibilidade. In: Limiar e rememoração: Ensaios sobre Walter Benjamin. São Paulo: Editora 34, 2014. p. 155-175.
OLIVEIRA, Fernanda Ferreira. Produção de Sentido e Experiência Estética na Educação Infantil. Dissertação (Mestrado em Educação), 120 f. Universidade Metodista de Piracicaba. Piracicaba, 2017.
VIGOTSKI, Lev. (1930) Imaginação e Criação na infância: ensaio psicológico: livro para professores; apresentação e comentários Ana Luiza Smolka. Tradução Zoia Prestes. São Paulo: Ática, 2009.