Experiência estética infantil e a relação com obra de arte nos espaços artísticos
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente texto tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre experiência estética na educação infantil, por meio do ato de garimpar e analisar a documentação pedagógica, que por sua vez carrega as minúcias e os indícios de experiências estéticas infantis, que são resultados de um projeto educativo de Ocupação de espaços públicos e culturais artísticos por crianças pequenas entre 4 e 6 anos na cidade de Piracicaba. As crianças participantes do referido projeto colaboraram no desenvolvimento da pesquisa de mestrado no qual é exposto o presente artigo. A discussão do direito à cidade e ocupação perpassa a ideia de formação estética como parte da formação integral de crianças pequenas. Walter Benjamin e Lev Vigotski foram considerados como aportes teóricos para embasar a construção conceitual da experiência estética infantil
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
___________ A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. Tradução e notas Francisco De Ambrosis Pinheiro Machado. Porto Alegre: Zourk, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional da Educação. Câmara Nacional de Educação Básica Diretoria de Currículos de Educação Integral. Brasília: MEC,SEB, DICEI, 2013.
CRUZ, M. Modos de Participação do adulto em processo de produção de significações: apontamentos para a investigação da formação de professores de educação infantil. Anais IX Congresso estadual paulista sobre formação de educadores. UNESP, p. 231-238, 2007.
_____. Literatura e educação estética na infância. 20° COLE Nas dobras do (im) possível. Mesa-redonda: Cultura, literatura e educação infantil. Campinas, 11 a 15 de julho, 2016 (no prelo).
GAGNEBIN, Jeanne Marie. De uma estética da visibilidade a uma estética da tatibilidade. In: Limiar e rememoração: Ensaios sobre Walter Benjamin. São Paulo: Editora 34, 2014. p. 155-175.
OLIVEIRA, Fernanda Ferreira. Produção de Sentido e Experiência Estética na Educação Infantil. Dissertação (Mestrado em Educação), 120 f. Universidade Metodista de Piracicaba. Piracicaba, 2017.
VIGOTSKI, Lev. (1930) Imaginação e Criação na infância: ensaio psicológico: livro para professores; apresentação e comentários Ana Luiza Smolka. Tradução Zoia Prestes. São Paulo: Ática, 2009.