A Base Nacional Comum Curricular: o que dizem os autores de Educação em Ciências após a homologação do documento?

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Doutoranda Manoela Atalah Pinto dos Santos Hacar
https://orcid.org/0000-0002-6552-5495
Dr.ª Maria de Fátima Alves de Oliveira

Resumo

No ano de 2017 foi homologada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental. A BNCC caracteriza-se por ser um documento que norteia os currículos, padronizando competências e habilidades essenciais, que os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica. Diante desse cenário, este estudo teve o objetivo de investigar o que dizem os autores de Educação em Ciências, sobre a BNCC (etapa Ensino Fundamental). Trata-se de uma revisão bibliográfica nas revistas da área de Ensino, na base de dados Scholar Google e no portal de Teses e Dissertações da Capes, com os descritores: Base Nacional Comum Curricular e Ensino de Ciências, entre os anos de 2017 – 2021.  Os resultados indicam que a maioria dos autores em Educação em Ciências declararam se tratar de um texto conservador e político que não atende as demandas da área, de uma formação mais humana, plural e consciente com o ambiente.

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Detalhes do artigo

Como Citar
HACAR, M. A. P. dos S. .; OLIVEIRA, M. de F. A. de . A Base Nacional Comum Curricular: o que dizem os autores de Educação em Ciências após a homologação do documento?. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–21, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.20343.024. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20343. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Doutoranda Manoela Atalah Pinto dos Santos Hacar, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro - SME/RJ

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas e bacharelado em Ecologia (UFRJ/ 2010) (UFRJ/ 2013). Possui Curso de Aperfeiçoamento em Ensino de Ciências e Biologia (UFRJ/2011) e Especialização em Ensino de Biociencias e Saúde (FIOCRUZ/2013).Mestre em Ensino de Biociências e Saúde (FIOCRUZ/2016). Atualmente cursa o doutorado pelo programa Ensino de Biociências e Saúde (IOC/FIOCRUZ). Tem experiência na área de Educação, Ensino de Ciências e Saúde, atuando com os seguintes temas: |Ensino-aprendizagem, BNCC, Prevenção/Saúde e Ensino de Nutrição. Professora de Ciências da Educação Básica do município do Rio de Janeiro (SME) e do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC).

Dr.ª Maria de Fátima Alves de Oliveira, Fundação Oswaldo Cruz

Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências - LAEFIB

Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFRJ (1977), bióloga (modalidade Genética) pela UFRJ (1978), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996) e Doutorado em Ensino de Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz (2008). Professora de Ciências da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (1985-2013;1986-2013). Docente permanente, colaborador, voluntária, no Programa em Ensino em Biociências e Saúde (lato e stricto sensu - IOC/Fiocruz) no Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências (LAEFIB-IOC). Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (UNIFOA/RJ, 2010-2018). Docente do Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos (RJ) durante 4 décadas (1978-2018). Com experiência na área de Educação, Ensino de Ciências, Meio Ambiente e Biologia, atuando com os seguintes temas: Educação/Avaliação, Prevenção/Saúde e Ensino de Nutrição, Meio Ambiente e Saúde, Recursos didáticos, Formação de Professores e Metodologias Ativas. Linhas de pesquisa: Ensino-aprendizagem em Biociências e Saúde (Mestrado Acadêmico e Doutorado) e Elaboração e Avaliação de Recursos Educativos para o Ensino (Mestrado Acadêmico e Profissional).

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