Contribuições à didática dos fundamentos histórico-filosóficos na formação de professores

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Dr. Alcivam Paulo de Oliveira
https://orcid.org/0000-0002-5637-0890

Resumo

O artigo problematiza a didática no ensino dos fundamentos histórico-filosóficos na formação de professores, tendo como ponto de partida os documentos oficiais, BNCC de 2015 e BNC de 2019. Seus objetivos são compreender: a relação entre esses fundamentos e práxis docente dos professores da educação básica; investigar sua necessidade e indicar sua pertinência para a efetivação da prática didática e da formação continuada desses professores, além de propor uma metodologia de trabalho didático. Em termos gnosiológicos, o trabalho fundamenta-se na relação dialética entre teoria e prática, na epistemologia da educação, materializada na disciplina de didática, tendo a revisão de literatura integrativa e a elaboração dos saberes experiências docentes como epistemetodologias. Conclui-se afirmando a necessidade dos fundamentos histórico-filosóficos como necessidade para a consciência didática e a elaboração dos saberes experiências do professor, indicando as metodologias ativas de aprendizagem como recursos pertinentes ao ensino dos fundamentos histórico-filosóficos da educação.

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Como Citar
OLIVEIRA, A. P. de. Contribuições à didática dos fundamentos histórico-filosóficos na formação de professores. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–26, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.21988.062. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21988. Acesso em: 14 nov. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Dr. Alcivam Paulo de Oliveira, "observatporio do direito à inclusão e qualidade educativa - OBQUALI/PROEXT/UFAL";}

Doutor e mestre em educação, Bacharel em Engeneharia Florestal, Licenciado em Matematica, Licenciado em Pedagogia.

Professor na UFPE e na UNICAP

Gestor (Coordenador Geral de Extensão ) na UNICAP

Consultor nas áreas de gestão e avaliação da educação; Gestão e avaliação de políticas públicas sociais

Integrante do Observatporio da Inclusão e da Qualidade em Educação da UFAL/PROEXT

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