Desengajamentos morais na crítica ao discurso de ódio: análise de comentários a notícias online sobre o massacre de Suzano

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Dr. Fernando Cézar Bezerra de Andrade
https://orcid.org/0000-0003-0554-2514
Dr.ª Catarina Carneiro Gonçalves
https://orcid.org/0000-0003-2508-2762
Vital Fabrício do Nascimento
https://orcid.org/0000-0002-8089-7844

Resumo

Desengajamentos morais permitem avaliar a violência sem se implicar moralmente nem reconhecer essa contradição ou enfrentar conflito psíquico (Bandura, 1999). Logo, seu emprego evidencia participação na mesma cultura de violência que fomenta massacres. Em pesquisa quanti-qualitativa, com base de dados textual de 982 comentários a notícias online sobre o massacre em uma escola de Suzano-SP (2019) e processada pelo Iramuteq, obtivemos significatividade estatística para o termo ódio. Diferentes empregos dessa palavra foram submetidos à análise de enunciação (Bardin, 1977), com o objetivo de analisar desengajamentos morais em textos que comentaram notícias publicadas pela Folha de São Paulo. Interpretamos tais conteúdos pelo nexo entre usos do termo e a cultura da vaidade e do tédio (La Taille, 2009c). Identificamos desengajamentos morais por difusão e por deslocamento de responsabilidade, além de desumanização. Tais contradições cognitivo-morais lastreiam a cultura de violência, que está nos fundamentos de massacres nas escolas.

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Detalhes do artigo

Como Citar
ANDRADE, F. C. B. de; GONÇALVES, C. C. .; NASCIMENTO, V. F. do. Desengajamentos morais na crítica ao discurso de ódio: análise de comentários a notícias online sobre o massacre de Suzano. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–25, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.22425.026. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/22425. Acesso em: 27 jul. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Dr. Fernando Cézar Bezerra de Andrade, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutor em Educação. Professor do Departamento de Fundamentação da Educação - Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba.

Dr.ª Catarina Carneiro Gonçalves, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora (2017) e Mestra (2011) em Educação (UFPB). Pedagoga (2005 - UFPE). Professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Universidade Federal de Pernambuco.

Vital Fabrício do Nascimento, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Graduado em Letras (2023 - UFPB). Ex-bolsista de Iniciação Cient´ífica (CNPq-UFPB) entre 2019 e 2022.

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