Quem troca a fralda e quem conta a história? Práticas pedagógicas com crianças de zero a três anos

Conteúdo do artigo principal

Dr.ª Heloisa Helena Oliveira de Azevedo
https://orcid.org/0000-0001-5253-4299

Resumo

Este artigo trata de práticas pedagógicas de professores de crianças de zero a três anos enfocando as ações de cuidado e educação no contexto da creche. Apresenta resultados de uma investigação, concluída em 2022, cujo problema situou-se em identificar quais práticas pedagógicas são desenvolvidas por professores de crianças de zero a três anos no cotidiano da creche? Buscou-se identificar como e por quem são desenvolvidas as diferentes e variadas atividades vivenciadas pelas crianças dessa faixa etária em um Centro Municipal de Educação Infantil (CEI). A metodologia constituiu-se da realização de observação participante das práticas desenvolvidas com as crianças em uma creche pública, situada no município de Campinas/SP, fazendo registros descritivos em diário de campo, durante oito meses. Evidenciamos ao final a clara distinção de tarefas entre os profissionais (professoras e monitoras) na realização das atividades e que, ao nosso ver, afetam também de forma diferenciada a aprendizagem e o desenvolvimento infantis. Consideramos que essa distinção acarreta prejuízos à qualidade das interações adulto/criança, pois a intencionalidade da ação de cada profissional pauta-se em diferentes conhecimentos e propósitos educativos. Além disso, a distinção das atividades dos profissionais pode desestimular a busca pelo aprimoramento profissional, denominados nesse contexto de monitores, que interagem cotidianamente com as crianças tanto quanto os professores.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
AZEVEDO, H. H. O. de. Quem troca a fralda e quem conta a história? Práticas pedagógicas com crianças de zero a três anos. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–24, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.22498.072. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/22498. Acesso em: 28 abr. 2024.
Seção
Dossiê Comemorativo 25 anos
Biografia do Autor

Dr.ª Heloisa Helena Oliveira de Azevedo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas

Doutora e mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, com estágio de doutorado no exterior em Formação de Professores de Educação Infantil, na Universidade de Aveiro/Portugal. Tem grduação em Pedagogia (UFPA) e Especialização Lato Sensu em Psicologia da Educação (PUC-MG). Desenvolve pesquisas e orienta mestrandos e doutorandos nas áreas da Formação de Professores e Educação Infantil, atuando principalmente com os seguintes temas: profissionalização docente, formação de professores de educação infantil, infância, linguagem, práticas pedagógicas na educação infantil, ensino-aprendizagem, didática e metodologia de ensino.

Referências

ABOUD, L., AZEVEDO, H. H. O de. Os cantos estão arrumados. E agora, professora? O faz de conta com crianças da educação infantil. R. Educ. Públ. vol.28 no.69 Cuiabá set./dez 2019 Epub 15-Jun-2020. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S2238-20972019000300601&script=sci_arttext Acesso em: 12/10/2022.

AGUIAR, W. M. J.; OZELLA, S. Núcleos de Significação como Instrumento para a Apreensão da Constituição dos Sentidos. Psicologia Ciência e Profissão, 2006, 26 (2), 222-245. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/QtcRbxZmsy7mDrqtSjKTYHp/abstract/?lang=pt

Acesso em: 24/11/2010.

ARCE, A.; JACOMELI, M. R. M. (Org.). Educação Infantil Versus Educação Escolar: Entre a (des)escolarização e a precarização do trabalho pedagógico nas salas de aula. Campinas/SP: Autores Associados, 2012.

ARCE, A. O referencial curricular nacional para a educação infantil e o espontaneísmo: (Re) colocando o ensino como eixo norteador do trabalho pedagógico com crianças de 4 a 6 anos. In: ARCE, A. MARTINS, L, M. (orgs.). Quem tem medo de ensinar na educação infantil?: Em defesa do ato de ensinar. 2 ed. Campinas, SP: Alínea, 2010. p.13-36.

AZEVEDO, H. H. O de. Educação Infantil e formação de Professores: para além da separação cuidar-educar. São Paulo: Editora Unesp, 2013.

BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1981.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. (1996). Lei No, 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: MEC/SEB. Brasil.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. (1998). Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEB. Brasil.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. (1998). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEB. Brasil.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação. (2017). Base Nacional Comum Curricular – Brasília: MEC/CNE. Brasil.

CADIMA JUNIOR, P. C.; AZEVEDO, H. H. O. de. Aprendizagem e desenvolvimento: as teorias psicológicas e o trabalho pedagógico intencional na educação infantil. @rquivo Brasileiro De Educação, n. 10, v. 19, 234-260, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2022v10n19p234-260

ELKONIN, D. B. Psicologia do jogo. 2ª. Ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2009.

FONTANA, R. A. C. A elaboração conceitual: a dinâmica das interlocuções na sala de aula. In: SMOLKA, A. L. B.; GÓES, M. C. R. de (Orgs.). A linguagem e o outro no espaço escolar: Vygotsky e a construção do conhecimento. Campinas, SP: Papirus, 1993, p. 121-151.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Moraes, 1978.

LURIA, A. R.; YUDOVICH, F. I. Linguagem e desenvolvimento intelectual na criança. Trad. De José Cláudio de Almeida Abreu, Porto Alegre: Artes Médicas, 1985, p. 7 - 23.

MARSIGLIA, A. C. G. A prática pedagógica histórico-crítica na educação infantil e ensino fundamental. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

MARTINS, L. M. A natureza histórico-social da personalidade. Cadernos Cedes, v. 24, p. 82-99, 2004.

MARTINS, L. M. O ensino e o desenvolvimento da criança de zero a três anos. In: ARCE, A.; MARTINS, L. M. (Org.). Ensinando aos pequenos de zero a três. Campinas: Alínea, 2009. p.163-185.

MARTINS, L. M., ABRANTES, A. A., FACCI, M. G. D. (Orgs.) Periodização Histórico-cultural do Desenvolvimento Psíquico: do Nascimento à Velhice. Campinas: Editora Autores Associados, 2020.

PINO, A. L. B. Processos de significação e constituição do sujeito: Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 1, n. 1, p. 17-24, abr. 1993. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413389X1993000100004&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 15 out. 2018.

ROCHA, M. S. P. M. L.; RIBEIRO, R. B. A. Vida Cotidiana e as Brincadeiras no Primeiro Ano do Ensino Fundamental. Caderno CEDES, Campinas, v. 37, n. 102, maio/ago, 2017. p. 242, 257 Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v37n102/1678-7110-ccedes-37-102-00237.pdf. Acesso em: 10 out. 2023.

SALOMÃO, G. T. Quando a creche é espaço educativo, todos educam: as equipes de apoio em contextos de educação infantil. 2009. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Estadual Paulista, Assis/SP, 2009. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/e499eadc-097b-4661-819c-5c6ba04d7186. Acesso em: 15/03/2011

SMOLKA A.L.B. A prática discursiva na sala de aula: uma perspectiva teórica e um esboço de análise. Caderno CEDES, v. 24, 1991. Disponível em: chrome extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.uemg.br/downloads/educ_foco_08.pdf

Acesso em: 13/11/ 20018.

VIGOTSKI, L.S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico - livro para professores; apresentação e comentários Ana Luiza Smolka; tradução Zoia Prestes. São Paulo: Ática, 2009.