Quem troca a fralda e quem conta a história? Práticas pedagógicas com crianças de zero a três anos
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Resumo
Este artigo trata de práticas pedagógicas de professores de crianças de zero a três anos enfocando as ações de cuidado e educação no contexto da creche. Apresenta resultados de uma investigação, concluída em 2022, cujo problema situou-se em identificar quais práticas pedagógicas são desenvolvidas por professores de crianças de zero a três anos no cotidiano da creche? Buscou-se identificar como e por quem são desenvolvidas as diferentes e variadas atividades vivenciadas pelas crianças dessa faixa etária em um Centro Municipal de Educação Infantil (CEI). A metodologia constituiu-se da realização de observação participante das práticas desenvolvidas com as crianças em uma creche pública, situada no município de Campinas/SP, fazendo registros descritivos em diário de campo, durante oito meses. Evidenciamos ao final a clara distinção de tarefas entre os profissionais (professoras e monitoras) na realização das atividades e que, ao nosso ver, afetam também de forma diferenciada a aprendizagem e o desenvolvimento infantis. Consideramos que essa distinção acarreta prejuízos à qualidade das interações adulto/criança, pois a intencionalidade da ação de cada profissional pauta-se em diferentes conhecimentos e propósitos educativos. Além disso, a distinção das atividades dos profissionais pode desestimular a busca pelo aprimoramento profissional, denominados nesse contexto de monitores, que interagem cotidianamente com as crianças tanto quanto os professores.
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