Análise da Ambientalização Curricular em cursos de Direito no interior do Estado de São Paulo, Brasil

Conteúdo do artigo principal

Me. Flávia Eliana de Melo Colucci
https://orcid.org/0000-0001-7745-3452
Dr.ª Angélica Gois Morales
https://orcid.org/0000-0003-0756-2148
Dr.ª Sandra Cristina de Oliveira
https://orcid.org/0000-0002-0968-0108

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar o conteúdo ambiental e as ações presentes no Projeto Pedagógico do Curso e no Plano de Ensino do curso de Direito em duas Instituições de Ensino Superior, localizadas no interior oeste do Estado de São Paulo, Brasil. A abordagem metodológica empregada é qualitativa. Como base de análise, adotou-se o método de investigação da Rede de Ambientalização e Sustentabilidade na Educação Superior (RASES), que no Brasil é resultante dos estudos da Rede de Ambientalização Curricular do Ensino Superior (Rede ACES) e do Projeto Rede de Indicadores de Universidades Sustentáveis, pioneiras em indicadores de sustentabilidade e ambientalização curricular em Instituições de Ensino Superior no contexto da América Latina. Os dados coletados nos documentos curriculares analisados nesta pesquisa estão categorizados em 11 dimensões de investigação. Por meio de palavras-chave, a partir da definição de cada dimensão, foram realizadas buscas lexicais nos documentos institucionais. Os resultados apontam que as duas Instituições apresentam níveis baixos de inserção da dimensão ambiental em seus documentos curriculares e, as poucas inserções não fazem parte de um processo de instalação de ambientalização curricular, devido à ausência de interdisciplinaridade, embora tenham sido identificadas disciplinas alinhadas com a formação e sensibilização para a sustentabilidade. Percebe-se que os obstáculos existentes estão relacionados à falta de priorização do tema.

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Detalhes do artigo

Como Citar
COLUCCI, F. E. de M.; MORALES, A. G.; OLIVEIRA, S. C. de. Análise da Ambientalização Curricular em cursos de Direito no interior do Estado de São Paulo, Brasil. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–23, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.22803.068. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/22803. Acesso em: 4 maio. 2024.
Seção
Dossiê Comemorativo 25 anos
Biografia do Autor

Me. Flávia Eliana de Melo Colucci, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Câmpus de Tupã

Mestre em Agronegócio e Desenvolvimento pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, Tupã/SP. Graduada em Direito. Foi bolsista CNPq.

Dr.ª Angélica Gois Morales, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Câmpus de Tupã

Livre-Docente em Gestão e Educação Ambiental. Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Docente associada da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus Tupã. Docente vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Agronegócio e Desenvolvimento (UNESP). Líder do Grupo de Pesquisa em Gestão e Educação Ambiental (PGEA), UNESP. E-mail: ag.morales@unesp.br

Dr.ª Sandra Cristina de Oliveira, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Câmpus de Tupã

Livre-Docente em Estatística Aplicada. Doutora em Ciências da Computação e Matemática Computacional. Docente associada da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus Tupã. Docente vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Agronegócio e Desenvolvimento, Tupã/SP. E-mail: sandra.oliveira@unesp.br

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